O Egocentrismo é a característica que define as personalidades dos que consideram que tudo gira ao seu redor.
Sua formação está diretamente relacionada a um estágio infantil, na qual a criança com cerca de 3 anos passa pelo período chamado "teimoso", pois ainda não compreende que faz parte de uma sociedade, imaginando assim que todo o mundo gira em torno de si mesmo. A não atualização deste estágio ao longo da vida, faz com que o adulto então permaneça infantilmente ego centrado.
O Egocentrismo remete ao indivíduo que prioriza a si (seus desejos, pensamentos e necessidades) diante da realidade, tornando-se imersos em uma fantasia apropriada a esse padrão de aceitação e não enxergando a realidade da vida social e das necessidades de outros indivíduos em relação as suas.
Como lidar com pessoas egocêntricas
É desnecessário dizer que a convivência com pessoas egocêntricas não é fácil justamente pela maneira de como estas pessoas tratam os outros. Vejamos algumas maneira de lidar mais facilmente com estas pessoas.
* Ao interagir com pessoas egocêntricas, tente fazê-lo em um grupo para que haja outras pessoas presentes pois isso os dificultará a tentativa de atrair a atenção, pelo numero de pessoas.
* Perceba pausas em sua fala para incluir os seus pontos de vista.
* Se possível, tente entender seus padrões de comportamento, tentando identificar as necessidades básicas para estes comportamentos aparecerem e antes disso impedi-los, por falência de causa.
* Não perca a calma ou paz de espírito por ficar afetado com o que eles fazem. Experimente e mantenha sempre o foco em sua vida e em suas ações, exatamente como em um jogo.
* Não se entregue às exigências. Não os deixe dominar. Pausadamente e de maneira adequada alguns limites podem e deve ser impostos, tanto quanto um pai faria.
Lembrando-se sempre de que se trata de uma pessoa com transtornos de funcionamento mental vindos de uma fase infantil, certamente ficará menos difícil este convívio.