Artista ilustra pôsteres de filmes de horror durante os 31 dias de outubro

14:21


O artista americano Matt Talbot prometeu aos seus seguidores que ilustraria pôsteres de clássicos filmes de horror durante os 31 dias de outubro.
No dia 1º de outubro ele escreveu em sua conta pessoal do Twitter: “Eu vou tentar desenhar 31 pôsteres assustadores durante o mês de outubro”.
E ele realmente cumpriu o prometido.
Matt prestou tributo à clássicos como “A Bruma Assassina” (John Carpenter), “Brinquedo Assassino” (Tom Holland), “Herança Maldita” (Stuart Gordon), entre outros, que você confere abaixo.




























Siga o @MattRobot no Twitter para conferir todas as ilustrações.

Mistério

Teoria da Conspiração: 6 objetos submarinos não identificados

13:30

Quando se trata de luzes móveis, veículos estranhos e fenômenos misteriosos, o céu não é o limite...



HISTÓRIA DE PESCADOR?Há exatos 50 anos, em 4 de outubro de 1967, ocorreu o mais documentado caso de ósni da história: o incidente em Shag Harbour. Um objeto com cerca de 18 m de comprimento, que emitia quatro ou cinco luzes laranja, foi visto por pelo menos 11 pessoas voando baixo e mergulhando com grande ruído na baía desse pequeno vilarejo de pescadores, no Canadá. Testemunhas dizem que militares retiraram um estranho objeto metálico da água e outras afirmam que, na noite do dia 11, esse objeto emergiu e se lançou rumo ao céu. O governo do Canadá trata o caso oficialmente como aparição de óvni.

VELOZES E FURIOSOSNo período da Guerra Fria, um submarino soviético no Pacífico Sul detectou seis objetos desconhecidos a 420 km/h – velocidade cinco vezes maior que a do submarino mais rápido da época, o K-222. Os ósnis investiram contra a embarcação e o comandante ordenou a emersão. Depois, teriam perseguido o submarino até a superfície, onde alçaram voo rumo ao espaço.


1.001 UTILIDADESDescoberto em 1985 na costa japonesa, o Monumento de Yonaguni aguçou imaginações. Para alguns, essa plataforma com cerca de 40 km2 e terraços e degraus geométricos é indício de uma antiga civilização, quando aquela área era seca. Outros alegam ser o continente Mu, uma versão oriental de Atlântida. E ufólogos afirmam que era uma área de pouso de óvnis, num passado remoto.



PARECE A MILLENIUM FALCONEm 2011, a equipe de mergulho sueca Ocean X Team anunciou ter encontrado um estranho disco de 60 m entre a Finlândia e a Suécia. O achado rendeu dois documentários de TV e muita fama ao grupo, mas nenhum consenso. Especula-se que a “Anomalia do Mar Báltico” seja uma formação rochosa peculiar, uma escultura ou até um boato de internet muito bem planejado.



UM CASO NACIONALEm 15 de outubro de 1979, a pianista Luli Oswald e um amigo voltavam de Saquarema em direção ao Rio de Janeiro quando de sete a dez objetos luminosos ergueram-se da água e investiram contra o carro. Dois deles perseguiram o veículo, que começou a bater as portas violentamente. Então, tudo cessou e as naves sumiram. Pouco depois, a dupla se deu conta de que horas haviam se passado misteriosamente. Sob hipnose, Luli relembrou o que houve no período: ela e o amigo haviam sido levados para um dos ósnise examinados por estranhos seres que disseram ter vindo da Antártida.


TINHA QUE SER NA RÚSSIA…Em 1982, sete mergulhadores alegaram ter encontrado criaturas a 50 m de profundidade no Lago Baikal, na Rússia. Chamadas de “nadadores”, elas eram humanoides, com 3 m de altura e, apesar do frio intenso, usavam apenas uma fina roupa de tecido prateado e um capacete. Os mergulhadores tentaram capturar uma delas, mas subitamente uma misteriosa força os repeliu para fora da água.
 AS EXPLICAÇÕES DA CIÊNCIA
Assim como os óvnis, a “ufologia submersa” carece de evidências
– A Organização Nacional Francesa de Hidrografia afirma que menos de 10% de todo o relevo marinho abaixo dos 200 m de profundidade foi mapeado pelo homem. Algumas confusões podem, portanto, ser creditadas a esse desconhecimento.
– A fauna a grandes profundidades também não foi completamente catalogada pela ciência. Muitas espécies são bioluminescentes (capazes de emitir luz) e é possível que outras sejam capazes de atingir altas velocidades, fazendo-as parecer ósnis.
– A localização e a profundidade dos mares realmente mudaram ao longo da história do planeta. Muitas áreas submersas podem ter sido, sim, antigas civilizações ainda não estudadas – como no caso do Monumento de Yonaguni.
– A maioria dos casos de ósnis carece de fontes confiáveis e documentos que comprovem sua veracidade. Muitas fotos são montagens criadas para viralizar online.
– Aparições de ósnis ou óvnis, ou ainda encontros ou abduções por seres alienígenas, podem ser fruto de alucinação (coletiva, inclusive).

FONTES Sites G1Siberian TimesHuffington PostMetroRussia TodayUFO.com.br e Lost Origins; livro Dark Object: The World’s Only Government-Documented UFO Crash, de Don Ledger e Chris Styles

Natureza

Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos?

13:14

É devido a uma combinação de fatores naturais. A flora do Cerrado possui características biológicas que a protegem da morte em caso de queimadas.



É devido a uma combinação de fatores naturais. A flora do Cerrado possui características biológicas que a protegem da morte em caso de queimadas – fenômeno comum na região devido aos raios. Mas o fogo mata alguns brotos, de modo que os galhos estão sempre crescendo numa direção diferente (veja no infográfico abaixo). Vale lembrar que o Cerrado é um bioma do tipo savana (em que as árvores são espaçadas o suficiente para deixar que a luz solar chegue ao solo e permita o crescimento de grama) exclusivo da América do Sul, predominante principalmente no Centro-Oeste do Brasil. A vegetação, típica de climas secos, se compõe de arbustos e pequenas árvores com troncos tortuosos e casca e folhas grossas.
1) CASCA GROSSA
O súber é um tecido formado por células mortas e que envolve troncos e galhos. Ele é interpretado como uma característica de adaptação ao fogo. Agindo como isolante térmico, o súber impede que as altas temperaturas das labaredas atinjam os tecidos vivos mais internos dos caules
2) TERRA FRACA
O solo é naturalmente rico em alumínio e pobre em nutrientes, o que faz com que a vegetação não cresça muito. Por isso, é comum ver árvores baixas no Cerrado, com entre 2 e 6 m (a não ser nas partes conhecidas como Cerradão, em que há mais disponibilidade de água e nutrientes)
3) DEBAIXO DA TERRA
Raízes e outras estruturas subterrâneas, como tubérculos, são muito bem desenvolvidas nas plantas do Cerrado – em parte para buscar água em lençóis a 20 m abaixo do solo. Com isso, a vegetação pode rebrotar com rapidez após intempéries climáticas, como o fogo, por exemplo.

VIDA APÓS AS CHAMAS
Brotos de cima queimam, então o jeito é ir para os lados
Árvore Cerrado 21. O fogo, resultante de descargas elétricas naturais, é comum na região. Ele queima a gema (ou broto) apical, uma concentração celular no ápice do caule. Por isso, a árvore deixa de crescer para cima
2. A árvore não morre por causa da casca grossa, do súber e das raízes (veja acima). Com isso, as gemas axilares, que ficam nas laterais do caule, germinam, fazendo com que a árvore cresça para os lados
3. O processo de queimada e morte das gemas é contínuo, de modo que os galhos ganham sequências de curvas e ficam “tortos”. Afinal, a cada momento, há uma gema axilar brotando para um lado diferente

CONSULTORIA Renata Carnevale, engenheira florestal 
FONTES Livro Ecossistemas, da Enge-Rio, e Manual para Recuperação da Vegetação de Cerrado, da Floresta Estadual e Estação Ecológica de Assis

Ciência

Por que as folhas das árvores trocam de cor?

13:05

A variação nas quantidades de certas substâncias na folha é o que determina a mudança de cor.




Porque, em cada época, há uma predominância diferente de substâncias na folha, as quais refletem cores diferentes. A clorofila, por exemplo, reflete o verde e absorve as outras cores. Por isso, no verão, quando há muita clorofila, a folha parece verde. Conforme as estações mudam, outras substâncias passam a ser maioria na folha (confira abaixo). “O que determina a faixa do espectro visível que um corpo reflete depende de vários fatores, mas os mais importantes são o comprimento de onda da luz incidente, o tamanho e a natureza das moléculas”, explica Cláudio Furukawa, professor do Instituto de Física da USP.

VERDE
É a cor mais comum por causa do pigmento predominante, a clorofila, responsável pela absorção e proteção da energia que a planta capta. Ela contém magnésio, nitrogênio, carbono, hidrogênio e oxigênio – nutrientes que requerem muita energia da planta para continuarem existindo. Para produzir clorofila, as plantas precisam de muita luz e calor, daí o fato de as folhas serem verdes no verão
AMARELO
Os carotenoides são os responsáveis pelas colorações amarela, vermelha e laranja. Eles sempre existem na planta, mas, conforme a clorofila deixa de ser produzida no outono e no inverno, ganham predominância. Esses pigmentos não necessitam de tanta energia, porque são constituídos apenas de hidrogênio, carbono e oxigênio e são mais baratos para a planta manter
VERMELHO
Ainda estão presentes nas folhas as xantofilas (subclasse de carotenoides), que geram o amarelo e o vermelho, e as antocianinas, responsáveis pelas colorações azul, vermelha e roxa. Eles também degradam no inverno, só que num ritmo mais devagar, de modo que sua presença passa a ser notada. Já a produção de antocianinas é estimulada pela chegada do frio, com o acúmulo de açúcar na folha
MARROM
Nos meses frios, acontece a senescência foliar. Conforme a temperatura, a luz e a umidade caem, a árvore começa a retirar todos os nutrientes mais valiosos das folhas (e grande parte vem da clorofila). As folhas morrem porque não há como fazer fotossíntese. Ao mesmo tempo, a planta usa a energia que retirou das folhas velhas para produzir as novas, que brotarão nos meses seguintes.

Pergunta do leitor – Vitor Melloni Rodrigues, São Paulo, SP
CONSULTORIA Fernando Roberto Martins, doutor em botânica e professor de biologia da Unicamp, e José Rubens Pirani, doutor em botânica, especialista em taxonomia vegetal e professor de biologia da USP

Astrologia

O que significa o “retorno de Saturno”, na astrologia?

12:54

Entenda a influência da movimentação desse planeta - ele leva quase 30 anos para voltar à mesma posição em que estava quando você nasceu.




Para essa linha de estudos, essa movimentação do planeta é uma espécie de “crise dos 30”. Saturno tem uma translação lenta e leva entre 28 e 29,5 anos para dar a sua volta em torno do Sol. Esse movimento marca três grandes ciclos da vida, de três décadas cada. A palavra “retorno” se refere ao fato de que o astro volta ao ponto inicial, onde estava quando a pessoa nasceu.
Segundo os astrólogos, com a chegada dos 30, é hora de olhar no espelho e ver se estamos cumprindo nosso plano de vida ou apenas “enrolando”. E, então, migrar da experimentação para a responsabilidade. Depois, aos 60 (mudanças na Previdência à parte…), Saturno sugere trocar a produção pelo descanso.
Esse não é o único trânsito com forte influência (e “título próprio”) na astrologia. Você já ouviu falar de “Lua fora de curso”?
Na definição astrológica, o trânsito ocorre quando um planeta no céu passa pela mesma posição de um planeta do mapa astral individual. Enquanto fizer o movimento, o astro estará em trânsito. Na vida pessoal, estudiosos entendem o fenômeno como indicativo de fins e inícios, ou seja, sinal demudança. Para entendê-lo, associam as características do astro às da casa onde se encontra.
Alguns trânsitos são rápidos, como os da Lua, que pode ficar “fora de curso” sobre um signo por algumas horas e, em tese, atrapalhar a vida do nativo. Há quem remarque reuniões importantes ou procedimentos médicos com a ajuda de calendários astrológicos encontrados na internet para escapar da Lua ruim.

CONSULTORIA Rosa Di Maulo, astróloga
FONTE Livro A Bíblia da Astrologia, de Judy Hall

Geek

18 Vezes que a moda em "Sailor Moon" lacrou

22:50

Combatendo o mal a luz do luar. As Sailor Moons podem ter sido as heroínas dos anos 90, mas também eram rainhas de moda e acredite você ou não, elas pisavam. Vem dar uma conferida nos modelitos que ainda soam muito atuais.


1. Veja esses ícones de moda.


 Elas sabiam muito bem o que faziam, e não estavam pra brincadeira. Olhe estes modelitos que gracinhas.

2. Eles sabem como combinar roupas.



Elas sabiam. 


3. Balanceando o topo da safra!


Rei digna como sempre...


4. Olha hit da fada




Essa jardineira cor-de-rosa é a coisa mais linda que verás hoje. Estes sapatinhos devem ser muito confortáveis.



6. Falando de confortável, esta camisola parece INCRÍVEL.



Sério, essa camisola casa com qualquer coisa.



7. A coordenação de cores é forte neste grupo.




Olhem estas paletas. Corajosas e desteminas. Ami está uma graça combinando rosa a esta variação de amarelo. Olhem o Magenta da Minako combinando com um tom de lilás logo ali em baixo, aposto um unicórnio que você não teria coragem.

8. Ok, precisamos falar dessa cintura alta





9. Na verdade, praticamente todas estão sempre usando a cintura alta.


No entanto, está tudo bem, porque foi a década de 90 e elas ficam super fofas. E quem não gostaria de ter vivido essa era maravilhosa? 


10. E como sempre as vilãs sempre roubando a cena




Não odeie o jogador, odeie o jogo. E MENINAS OLHEM ESTE LEQUE QUE PISÃO!


11. Elas têm peças it girl




Há tanto o que fazer com esse visual. Ir a um shooping, um passeio com o boy no parque, um volta pelo lago, uma tarde no parque com a família, um pick nick com as suas garotas... Minako arrasou garota!!

12. Hotaru é provavelmente a pessoa mais elegante EVEEEEEER.


Para uma criança de 12 anos, ela pisou. Olhe toda essa áurea gótica, esse cosmo dark. A era Blackout chega para todas, manas. 


13. Sério, ela sabe o que está fazendo.



Quero dizer, seus pais devem ter ajudado e sua mãe deve ser uma fashionista? Onde uma garota de 12 anos tem esse guarda roupa maravilhoso?



14. Hotaru mesmo parecia incrível quando era má.


O estilo de Bad Girls deve ser uma nova tendência no próximo ano. E ela nem parece ter 12 anos aqui meninas.


15. Então, Chibiusa, sinceramente...



Gisele acaba de ser desbancada... Brincadeiras a parte olhem a pose dessa garota.



16. Jogo de sapato.


Além de arrasarem galáxias com esses tons pasteis atenuados formando esse gradiente de cores incrível pra essa paleta, elas ainda conseguem lacrar com sapatinhos incríveis. Minako apostou numa sapatilha bailarina com meias, isso é tão confortável. E o que falar do degradê da Ami? Ela deve ser virginiana, eu tenho certeza, sempre acerta.

17. Preciso ter esse armário


MAKOTO KINO que tiro foi esse que tá um arraso? Temos que concordar que essa gola alta tá escândalo, combinadas a esse cinto então? Luxo puro.


18. ROUPAS DE BANHOOO


  Eles poderiam ter tido excelentes carreiras na moda. Eu acho que salvar o mundo provavelmente é apenas uma diversão, um hobbie. Estilosas como ninguém. 

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos