um desastre chamado classe 406, uma retrospectiva

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Classe 406 é mais uma das obras juvenis de Pedro Damían, sucedendo dois sucessos estrondosos de Damian, Amor a Mil Por Hora e Amigas e Rivais, e sendo sucedida por Rebelde, a trama figura como a sombra do primeiro fracasso do autor, que até então, só colecionava hits. A novela vendia-se como série, sendo dividida em temporadas e prometia ser um trabalho vanguardista - o de certa forma pode ser que tenha sido. 

A trama gira em torno de um professor, Francisco (Jorge Poza), que se muda pra Cidade do México, após receber a tarefa de lecionar na pior escola da metrópole, uma instituição agregadora de jovens rebeldes e complicados demais. Lá ele terá contato com os piores tipos de jovens, que inicialmente ele repudia, por suas controversas, mas com a ajuda da psicóloga Adriana (Alejandra Barros) que visa reestruturar esses jovens, lentamente vai conseguindo se adaptar àquele caótico universo. No meio disso, três jovens, melhores amigas, servem como pano de fundo pra trama principal. Gabriela (Sherlyn González), Marcela (Dulce Maria) e Madalena (Irán Castillo), servem conflitos complicados de tecer e de se digerir.





Uma grande problemática: 

Gabriela, que é muito pura e ingênua, vive um flerte com o desordeiro Fercho (Christian Chávez), mas em uma festa depois de embebedá-la, o rapaz abusa sexualmente da moça, que fora de si, não consegue perceber com clareza o que de fato aconteceu. O plano fazia parte de uma aposta  do rapaz com seus colegas para tirar a virgindade da moça. Daí em diante vemos a personagem se apaixonar pelo homem que a estuprou, manter um vínculo com ele e o pior, acusando o cara errado por seu infortúnio, nesta ocasião o personagem Thales, vivido por Kuno Becker. Para piorar, Gabriela se descobre grávida e decide realizar um aborto, sendo julgada por todo à sua volta, sendo que mais tarde a mocinha começa lentamente a perceber e encontrar provas da verdadeira identidade de seu agressor, que neste ponto se apaixonou pela sua vítima. 

Depois dos panos limpos, Damían tenta, inutilmente, regenerar Fercho, através de sessões de terapia com Adriana, que esmiúça sua vida marcada por violência fraternal e abusos familiares; contudo, o público não compra a ideia e, não para menos, rejeita não apenas o casal, mas também a mocinha. Mais tarde, a direção ainda tenta criar um clima entre Gabriela e Enrique (Aaron Díaz), irmão de Marcela e crush de sua melhor amiga, Madalena, mas não rol química. 

Tocar em temas polêmicos como estupro e aborto, desencantou o público, que a partir daí começou a negar a trama, e com razão. Gabriela, apesar da fragilidade típica da mocinha mexicana, não tinha química com nenhum personagem, e o único que tinha, era na verdade seu agressor. Resultado: a mocinha passou o restante da primeira temporada apagada, sendo posteriormente, vítima dos ataques de uma Madalena enciumada e disposta a estragar qualquer interação - sem química - entre Enrique e ela.



 

Uma personagem complicada demais: 

Por falar em Madalena, talvez seja esta personagem a maior vítima deste caos todo. Madalena, que era a mais periférica das amigas, além de cometer furtos e agredir outras alunas, atuava em atos criminosos, como: vender drogas aos outras alunos e participar de gangues de bairro. A personagem passa metade da primeira temporada sendo uma pedra no sapato do professor Francisco, por isso não tem tempo pra desenvolver seu crush por Enrique, que só será lembrado pra movimentar a trama na reta final da primeira temporada. Próximo de sua sentença final, Madalena perde a mãe num tiroteio, torna-se insuportável e mimada de uma hora pra outra e assalta uma velha. Resultado: a personagem é morta sem mais nem menos, livrando a trama de seus dramas trágicos.

Madalena, com toda certeza era pra ser a personagem mais interessante de tudo isto, mas conseguiu ser a mais complicada. É nítido que ninguém estava preparado pra lidar com essas questões, do roteiro à direção. Ao contrário do que se pretendia, achou-se mais fácil matar a personagem do que tentar resolver seus problemas. A verdade é que este desfecho causou muita dor de cabeça para Damían, já que Irán teria ficado chateada com a decisão, motivando uma revolta nos bastidores, apoiada por diversos atores da trama. Aqueles que apoiaram a movimentação até o fim também foram demitidos, como é o caso de Karla Kosso, que interpretava Sandra, personagem lésbica. Contudo, após haver apaziguação, Karla volta para a quarta temporada. A zona não para por aí:




Um casal interessante, mas a trama não colaborou: 

Marcela, que das três protagonistas é a que carrega o discurso, lívido, feminista, promete não se apaixonar, mas acaba tendo uma paixão imediata pelo bobão Juan (Alfonso Herrera). O casal tinha muita química, e era o que prendia a - valente - audiência que ainda permanecia. Contudo, Damían, dá um tiro no próprio pé ao revelar que o personagem traiu a personagem com Marina (Ana Layveska) e ainda por cima a engravidou. Marina, agora grávida decide ficar com a criança e esconder a traição de Marcela. Contudo, quando seu irmão Esteban, vivido por Sebástian Rulli, descobre tudo, arma uma emboscada pra dar um susto em Juan, que acaba resultando num acidente onde Juan termina por perder a memória (?). Este foi o artifício de roteiro pra esticar esta trama, que já se encontrava marasmo. A partir disto se acompanha o entediante dilema de Marina: contar ou não contar que está gravida de Juan. 

O público torceu o nariz, óbvio. O casal que deveria ser o principal ponto romântico da trama, passa quase toda a primeira temporada desfigurado. O telespectador tem de acompanhar o drama sem sentido de Marcela sofrendo pelo sumiço desnecessário de seu amado, e quando ele volta, Marina decide contar tudo, fazendo o relacionamento entrar noutro marasmo. Pra piorar, Marina sofre um aborto espontâneo, por causa de uma grave anemia, que vai resultar numa barriga (maior do que a personagem ostentou enquanto grávida), na segunda temporada. 

O fim da primeira temporada não poderia ter sido mais bagunçado e indesejado. A segunda temporada, que foi bem menor, se arrastou, guerreira, penando resquícios do que ficou mal resolvido ente Juan e Marcela e escorando-se na doença de Marina. O professor e a psicóloga? Ninguém viu e quem viu, desviu. Quem também perde importância total é a pobre Gabriela, que virou figurante de corredor em diversos capítulos. Mas ainda havia solução.




A entrega de vez ao folhetim

Desde a primeira temporada, Michele Vieth vivia a típica e insuportável "bitch basic", arquétipo comum nas novelas de Damían. À sombra, aparecia de vez em quando falando de um namorado que lhe dava presentes caros - e roubados -, que era mais velho e mais legal. Depois que ele também é morto (no mesmo evento que também sentencia Madalena), Nádia arruma um suggar daddy, na segunda temporada pra bancar seus luxos, sendo que numa desta, o velho acaba morrendo num motel barato, após abusar do Viagra. Nádia é exposta e todos, inclusive sua família, descobrem sua verdadeira profissão. A personagem contará com o apoio emocional de outro professor, Santiago (Francisco Gatorno), personagem até então coadjuvante, que nesta altura se vê num casamento desgastado. Os dois passarão a ter um caso, proibido e intenso que chamará a atenção do público no final da segunda temporada, que fica sedento pra saber de todos vão descobrir, mais uma vez, os podres de Nádia. 




Com advento da terceira temporada, a trama parece ter sido finalmente colocada no lugar. A chegada da personagem Jéssica, interpretada por Anahí, foi a cereja do bolo pra atrair de vez o público e consolidar a audiência da trama de vez. Após ser castigada pelos pais, por causa de seu comportamento subversivo, Jéssica é obrigada a frequentar a fatídica escola onde Classe 406 se passa. A trama se entrega de vez ao folhetim, permitindo-se ser novela, quando insere essa típica vilã de novelas na trama. Anahí com toda a sua carisma, e crescente fandom, já que nesta fase era o nome teen mais importante do país, conquista a todos, tornando-se a protagonista da trama. Sua obsessão por Santiago, que começa num dia em que ele acaba transando com a personagem sem saber que ela seria sua aluna, é o mote central desta fase e que leva a personagem a aprontar todo tipo de vilania. Fashion, sarcástica, sensual, biscoiteira, irônica e principalmente fora de tom. Após ser rejeitada pelo professor, a aluna expõe seu caso com Nádia, que a esta altura do campeonato ninguém se importava mais, já que instantaneamente Jéssica e Enrique assumem uma química eletrizante, tornando-se o casal favorito do público. 


Uma quarta temporada explorando os dramas deste casal se resulta, onde Jéssica diagnosticada com transtorno borderline, passa por uma jornada de redenção, à medida que precisa se provar uma boa pessoa e manter a boa compostura. 




É interessante perceber que quando Classe 406 se reconhece como uma novela é que, enfim, se estabiliza. É inclusive desta fase os milhares de gifs de Anahí reproduzidos a rodo pela internet. Claro que a escolha de Anahí para interpretar Jéssica foi uma interessante jogada de marketing. Além de gozar de uma gigante popularidade no México, e consequentemente tudo que ela fizesse resultaria em sucesso; a atriz abraçou o tom necessário pra salvar a trama e a carreira de Pedro, afinal não posso afirmar com certeza se a Televisa aceitaria Rebelde se Classe 406 se consolidasse como um fracasso.  

Embora Classe 406 nunca tenha ganhado uma reprise, reforçando antipatia da emissora pela obra, esta se tornou a obra mais emblemática de Damían. Mostrando-se como um passo perigoso na noite escura, ousou à sua época por abordar temas considerados tabus pela massa conservadora que consumia televisa. Contudo, quando se caminha no escuro, pode-se cair, e foi exatamente isso que aconteceu, Classe 406 derrubou o horário e quase derrubou junto a credibilidade de Damían, no entanto, sempre é possível se reerguer, e isso também aconteceu. 





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