guarda roupa retro:
07:45Moda: Rococó, Barroco , Era Vitoriana , romantismo e muito mais
Rococó
Babados, babados, exagero, volume. Isso lembra o
Rococó, e esse, mais para a característica masculina, em tal o salto (Salto 15 -
Titio Luis XV), e os moveis. Tons pastéis, muito babado e laços.
A palavra Rococó, vem de Rococaille, um modo de enfeitar os jardins.
"O vestido era composto por uma saia, uma sobresaia e um pedaço de tecido triangular que cobria o peito e o estômago e era encaixado numa abertura frontal do vestido. Essas peças iam por cima de um corselet ou corpete e uma armação lateral, as ancas, que davam forma à silhueta. Os extravagantes tecidos de seda produzidos em Lyon eram essenciais para a moda rococó. O busto podia ser adornado com fitas, o que acentuava suas formas. Ele era ainda levantado e moldado pelo corselet de uma forma muito sedutora. Os vestidos em sua totalidade eram enriquecidos com babados, amarrações, fitas e flores artificiais. Ainda que se possa dizer que a ornamentação é excessiva, os elementos conservam um equilíbrio harmonioso e representam o espírito mais sofisticado e delicado do rococó."
A palavra Rococó, vem de Rococaille, um modo de enfeitar os jardins.
"O vestido era composto por uma saia, uma sobresaia e um pedaço de tecido triangular que cobria o peito e o estômago e era encaixado numa abertura frontal do vestido. Essas peças iam por cima de um corselet ou corpete e uma armação lateral, as ancas, que davam forma à silhueta. Os extravagantes tecidos de seda produzidos em Lyon eram essenciais para a moda rococó. O busto podia ser adornado com fitas, o que acentuava suas formas. Ele era ainda levantado e moldado pelo corselet de uma forma muito sedutora. Os vestidos em sua totalidade eram enriquecidos com babados, amarrações, fitas e flores artificiais. Ainda que se possa dizer que a ornamentação é excessiva, os elementos conservam um equilíbrio harmonioso e representam o espírito mais sofisticado e delicado do rococó."
Rococó lembra principalmente a minha diva inspiradora para o Lolita e qualquer outro estilo: Queen Marie Antoniette, ou para ser mais clara: Rainha Maria Antonieta.
Barroco
Renascimento e a Morte andavam juntos, a arte da
luz sobre a sombra, a primeira escola de Moda e a extrema vaidade do Rei, são
características que marcam essa época.
Decote, Manga, Saia, Saia sobre saia, fitas,
bordados, babados, plumas,
"O traje feminino tinha volume nos ombros e
mangas bufantes que terminavam abaixo do cotovelo, as folas eram caídas com
bordas de renda.
A roupa era composta de: camisa de linho; espartilho com decote baixo e ombros
expostos. O Corpete era em formato de V decorado desde o decote até a cintura;
manto; saia aberta no meio deixando exposta uma anágua decorada com laços e
fitas. Eram usadas até oito anáguas, sustentadas pelo farthingale (aros de ferro
que ampliavam e elevavam a saia); sapatos de salto. O cabelo era repartido ao
meio possuía cachos até o ombro, só por 1690, os cachos passaram a ser sob a
testa. Usava-se também o fontage, uma espécie de chapéu estruturado com arame
enfeitado com babados de gaze e rendas na vertical." (Fonte)
Era
Vitoriana
Reinado da Titia
Vitória no Reino Unido, se divide em duas partes, logo no início e do meio para
o final.
Logo no início as
mulheres eram mais recatadas, preferiam cores mais leves, e o uso do corpete era
praticamente obrigatório,
sendo que crianças de 3 anos já usavam, e quando mais velhas, até 3 espartilhos
eram usados. Braços cobertos, mangas bufantes e saia extremamente
volumosa.
Tanto é que a
criolina foi inventada nessa época.
- A crinolina, com muitas anáguas, gerando vestidos extremamente volumosos;
- O espartilho, evoluído do corset, agora mais ajustado à cintura, chegando inclusive a deformá-la;
- As mangas extremamente justas e compridas, enfatizando os ombros caídos;
- Cabelos cacheados;
- Xales e chapéu grandes decorados eram os acessórios preferidos;
- Maquiagem pálida com boca e olhos extremamente marcados;
Foi aí que as
mulheres começaram a reclamar das restrições das roupas, e foi então que o
Blommer foi feito, que era para as mulheres usarem em passeios de Bicicleta e
atos do tipo, mas não foi muito bem aceito.
E na segunda parte a
roupa já muda, a silhueta diminui, existe bastante o uso de chapéis, as cores se
tornam mais escuras. Porém a silhueta mais fina fazia com que o modelo do corpo
feminino fosse mais visto, e assim, causou certos problemas na sociedade
rígida.
"Ainda em 1880, a
anca desapareceu das roupas femininas, as saias passaram a ter formato de sino,
as blusas tinham gola alta babados de renda ou rule. A renda também passou a ser
usada em vestidos e em anáguas, que eram agora um símbolo erótico, já que para
atravessar a rua, as mulheres tinham que levantar o vestido e deixavam
propositadamente a anágua redada aparecer. Ainda se usavam luvas compridas à
noite e leques imensos, as jóias eram extremamente coloridas.
Com a popilarização
das bicicletas, os bloomers, antes rejeitados, eram agora usados apesar de
causarem escândalos."
À mulher vitoriana
foi dada a condição de ser frágil, puro, tímida, inocente e sensível. Qualquer
característica que fosse de encontro a essas características era considerado
vulgar. Por isso as roupas eram criadas para evidenciar esse perfil
1º Parte da Era
Vitoriana:
2º
Parte:
Somente no final do
período vitoriano é que vamos ter uma diminuição do volume dos vestidos, que
passam a ser mais retos na frente e mais volumosos atrás, com o uso das famosas
anquinhas
romantismo
O romantismo
foi o segundo período mais marcante do século XIX (entre 1820 e 1840). Esta
época chamada também de restauração não teve muita importância para a moda
feminina, foi mais um processo de transição da moda do império para a era
romântica. Falando agora de pormenores acerca do vestuário as mulheres usavam
vestidos ate as canelas e era mais adornados, brilhantes e embelezados do que os
que vimos no império, a forma cilíndrica passou agora para uma forma mais cónica
mas sempre com o objectivo de esconder a silhueta das senhoras, os ombro e os
decotes eram mais altos e as mangas tornaram-se compridas e justas ao pulso. Ao
contrário das senhoras a moda masculina evoluiu bastante embora não tenha mudado
totalmente pois este processo de mudança já se tem vindo a fazer desde o império
tendo maior visibilidade na Inglaterra Que punha as regras da moda masculina
enquanto paris da moda feminina.
- Silhueta fluida, porém mais ornamentada;
- Formato cônico, com uso de anáguas;
- Diminuição do comprimento dos vestidos;
- Mangas bufantes, que iniciam-se curtas e aumentam de volume depois (manga pernil);
- Penteados anelados;
- Maquiagem discreta, quase natural, com rosáceas nas maçãs do rosto;
- Joiás como complemento dos decotes, sempre rebaixados e com obros caídos;
- Cintura volta para seu lugar, com uso do corpete;
- Chápeu boneca;
- Leques;
- Sapatos de salto baixo e ponta arredondada;
neoclasico
No Período Neo-Clássico, a moda, assim como a
arquitetura e as artes, buscam as referências nas linhas Gregas. Foi um “limpar”
o Excesso do Excesso levado às últimas consequências do Rococó dentro e pós do
Barroco. O governo de Napoleão também comungou deste ideal e na simplicidade
feminina, divulga o estilo Império como um retorno à simplicidade da mulher
grega. Napoleão decretou como idade legal para o casamento dezoito anos para as
moças e vinte e um para os rapazes. Foi a partir de então que se tornou
obrigatória à celebração da cerimônia civil do matrimônio. Josefina, esposa de
Napoleão, foi a grande divulgadora da moda Império. A partir da Revolução
Francesa, o traje nupcial passou a ser quase sempre claro e com a tendência ao
estilo neo-clássico que se seguiu, tornou-se mais simples como uma tendência ao
estilo grego. (1790 /1800- França- Período Neoclássico/ Josephine
Bonaparte
LA BELLE ÉPOQUE (1890-1914)
A Belle Époque, iniciada no fim do século XIX e teve duração até 1914, início da Primeira Guerra Mundial. Conhecida como Bela Época (do francês) , o período caracterizado na Europa refletia as mudanças sociais e culturais, nos pensamentos, na arte, arquitetura e, é claro, na indumentária.O período da Belle Époque era considerado um momento de paz entre os países da Europa e uma época de evidenciar a beleza. Outra caracterização da Belle Époque era o luxo e ostentação demonstrada pela classe alta. As senhoras Vitorianas e Edwardianas ricas e de posição viviam em um mundo isolado, quase aparte do mundo real, com uma série de regras complicadas e rituais prescritos para aqueles em Sociedade. Rodeadas de criados, em intermináveis ciclos de movimentações sociais, de passeios de carruagem, chás, recepções, jantares, óperas e bailes.

Não podemos esquecer a maior parte das árduas tarefas: organizar e tramar adequadamente um bom casamento de uma filha. Não só estas atividades proporcionavam a moça sua razão de ser, elas mantinham um exército de costureiros, chapeleiros, joalheiros, bem como confeccionadores de leques, luvas e guarda-sol mantidos em uma atmosfera para manter cada senhora e suas filhas adequadamente trajadas para todas as ocasiões da época.
Algumas invenções surgiam para facilitar o cotidiano das pessoas. O cinema começava a aparecer, além do cabaré, cancan, e algumas formas de esporte como andar de bicicleta, andar a cavalo e hábitos de lazer como tomar banho de mar, o que influenciou a moda da Belle Époque.O ideal de beleza desse momento histórico eram as formas curvas, estilo orgânico e ornamental e todas essas características influenciaram na área da moda. A Belle Époque é associada ao bem-viver e ao estado de espírito das pessoas na Europa durante esse período


A moda feminina no período da Belle Époque recebeu as modificações com características específicas de acordo com as mudanças que ocorriam na sociedade.O exagero e a ostentação reinavam e eram representadas pelo volume excessivo, pelas penas, rendas e pérolas, além de babados, plissados, bordados, lantejoulas, rufos e outros ornamentos nos trajes femininos. O ideal de beleza eram as formas arredondas, estas foram ressaltadas nas curvas femininas: o espartilho era exageradamente apertado, o que deixava o corpo feminino em formato de “S”.A moda da época era ter cerca de 40 cm de cintura, para isso muitas mulheres, não satisfeitas com o exagerado espartilho, operavam para a retirada das costelas flutuantes. Além disso, a Belle Époque trouxe uma indumentária feminina que deixava todas as partes do corpo das mulheres cobertas por tecidos, apenas a face aparecia, até mesmo as mãos eram cobertas por luvas.As golas altas e trabalhadas tinham a função de cobrir totalmente o pescoço das mulheres. As anquinhas que sustentavam os volumes das saias desapareceram, porém as saias continuavam com volume, por meio do exagero de tecidos e uma forma de sino.


O formato era muito estreito, o que atrapalhava até mesmo nos passos das mulheres da época. O uso de bota era comum para esconder totalmente as canelas. Chapéus e flores faziam parte dos acessórios que adornavam as cabeças, usados com coques.Alguns anos se passavam na Belle Époque e surgia o hábito da prática esportiva, o que influenciou nitidamente na moda feminina, inclusive com o surgimento da bicicleta, o resultado foi um visual masculinizado nas roupas femininas.Devido a essas mudanças, surgiu a saia-calção, um modelo bufante de peça inferior.Outra inovação da moda feminina foi o aparecimento do tailleur, composto pela saia justa e longa e o casaco do mesmo tecido.
Como lazer, o banho de mar tornou-se comum entre as pessoas. Para essa prática, os trajes usados eram feitos de malha (em sua maioria fios de lã), além de uma capa protetora. Normalmente as mulheres usavam meias e sapatos durante o banho de mar.Além de tudo, essa prática influenciou profundamente a moda infantil: além de uma cópia da moda adulta, após um tempo surge a moda feita especialmente para crianças, evidenciando a roupa de marinheiro infantil, um clássico nesse segmento.

Para diferenciar as classes, a alta costura fazia sucesso com a classe alta. O nome que se destacava era o de Worth. A Maison parisiense WORTH era a mais prestigiada do momento.Outros nomes surgiam com o passar do tempo. Os criadores de alta costura adaptavam os trajes de acordo com as necessidades da época, misturando a estética e a buscava por novas soluções. Essas características na indumentária feminina permanecerem por muito tempo, evidenciando um consumo de luxo. Após um tempo, com o desenvolvimento do comércio e surgimento da burguesia define-se realmente o conceito de moda: um ciclo de imitação da burguesia em relação à nobreza e novas criações desta classe para evitar as copias dos burgueses. A alta costura, por meio dos grandes costureiros determinava uma moda diferenciada para homens e mulheres: clássica e prática para a moda masculina e pesada para a feminina.A Belle Époque no Brasil teve influência direta pela Europa. Os teares fabricavam somente tecidos grossos. Assim, a moda do Brasil copiava a européia. As mulheres usavam as roupas que chegavam de Paris, inclusive no verão, desde espartilhos, luvas, meias e chapéus, além do predomínio da forma corporal em S. Desse modo, é possível notar as mudanças que ocorreram na moda feminina no decorrer das épocas. A indumentária feminina sempre passou por modificações que podem ser analisadas nos períodos históricos e varias adaptações que evoluíam com as distintas épocas nas sociedades históricas.
medieval
O vestuário era muitas vezes feito de lã das ovelhas da
família, fiada e tecida em casa. Para as pessoas mais ricas, as roupas eram mais
complicadas, e nos séculos XIV e XV as modas mudavam bastante depressa. Mas
havia regras. As saias nunca eram acima do tornozelo, embora os decotes pudessem
ser bastante grandes.
Em geral as mulheres usavam o cabelo coberto. Os homens podiam exibir as suas pernas, com meias e casacos curtos.


O Século XIX - Império (1804-1815)







De maneira geral o que teremos pelo restante do século XIX pode ser baseado na cronologia abaixo:

"Nenhuma pessoa, de qualquer sexo, poderá obrigar nenhum cidadão a vestir-se de uma maneira determinada, sob a pena de ser considerada e tratada como suspeita e perseguida como perturbadora da ordem pública: cada um é livre para usar a roupa e adorno de seu sexo que deseje"
Trecho do Decreto do Governo Revolucionário, 1793, França
O trecho acima representa muito bem um dos ideais que faziam parte da Revolução Francesa.

Ela culminou na transformação radical da sociedade daquele período. Após uma época de luxos e excessos, associar esta ostentação ao visual e às roupas era agora indesejável.
Com isso vamos ter um período em que a França cederá seu posto de referência de moda para a Inglaterra.

O início do século XIX será marcado por uma silhueta no mínimo curiosa e com inspiração na Antiguidade Clássica, extremamente confortável e totalmente contrastante com o que se vinha usando até então.

O visual feminino poderia ser assim definido:
- Vestidos de musseline ou cambraia, muito fluidos (espécie de camisolas);
- Cintura abaixo dos seios;
- Penteados simples e naturais;
- As retícules ou ridicules;
- O xale, de Caxemira;



Já o masculino adquiriu as seguintes características:
- Alfaitaria tipo inglesa (xadrezes e casacas);
- Calças de casimira;
- Botas de montaria;
- Lenços volumosos no pescoço;
- Penteados simples e naturais;


De maneira geral o que teremos pelo restante do século XIX pode ser baseado na cronologia abaixo:

Bem pessoal, esse é
o post de hoje, é, ficou meio grande, mas eu achei bem interessante, eu dei uma
super resumida, e espero que vocês tenham gostado, é isso!
Bjs 