As 8 Melhores Novelas de Época Pra Quem Gosta de História Brasileira
14:54
Lado a Lado
Além de contar a história da amizade entre Isabel e Laura e como o mundo pode dar voltas, este grande clássico das seis nos mostra muita história brasileira, quem assistiu, chegou a respirar história e cultura na época de sua exibição, que não foi tão bem recebida pelo público, uma pena. 1910 e A chegada da luz, o começo da Belle Époque no Brasil, a entrada do futebol na nossa cultura, a revolta da chibata, surto de malária, a demanda crescente dos morros e periferias no Rio de Janeiro e revolução cultural. Muita coisa legal pra uma novela só. Além de termos Marjorie Stiano, Camila Pitanga, Patrícia Pillar, Lázaro Ramos, Thiago Lacerda e Rafael Cardoso nos papeis principais. Sempre bom ver Patrícia fazendo um papel a sua altura, como a vilã Baronesa.
Liberdade Liberdade
A História fala exatamente sobre o movimento inconfidente em Minas Gerais e Tiradentes, porém logo após a morte do mesmo. Exalando história e nudez, a faixa foi reproduzida às 22 horas, obtendo bons índices de audiência, por vezes superando Verdades Secretas de Walcyr Carrasco (um viral na época). A novela choca por trazer a primeira cena de sexo gay na TV Brasileira e por mostrar a Nudez de Maitê Proença.
Novo Mundo
Novo Mundo ainda não acabou, mas já podemos considerar uma das melhores de todas, afinal, é a primeira vez que uma novela falou abertamente sobre a história de Dom Pedro, sua família e independência. Além de ter um ótimo pano de fundo, temos Ingred Guimarães, Viviane Pasmanter e Leticia Catro dando o seu melhor.
Xica Da Silva
Mesmo que canônica a história de Xica mostra com clareza a realidade da sociedade da época de Minas e seus minérios. Retrata a hipocrisia da igreja, a escravidão e como era ser um escravo naquela época.
Sinhá Moça
Sinhá moça também retrata a escravidão e a luta dos escravos para serem libertos, assim contando com ajuda de alguns rebeldes que tentavam e buscam pela liberdade dos escravos de um certo local.
A Escrava Isaura
Também sobre escravidão a história da escrava branca também choca por mostrar a crueldade com que os escravos eram tratados, além de nos mostram os quilombos com mais precisão. A história ainda marca a obsessão de Leôncio sobre Isaura, seu amor extremamente doentio por ela.
Amor e Revolução
De um período mais recente, Amor e Revolução do SBT inovou não por ter o primeiro beijo gay da TV, mas por trazer uma imagem real e cruel da ditadura militar. Grupos rebeldes, guerrilhas e um amor proibido.
Os Dias Eram Assim
Menos profunda que Amor e Revolução, porém dentro de um mesmo contexto, os dias eram assim tem um contexto romantizado, esta atualmente sendo exibida pela rede globo.
0 comentários