Biopunk - Um tenebroso futuro

22:10


Depois de explorar o Steampunk decidi falar sobre o biopunk. O Biopunk é um sub-gênero da ficção científica e que originou depois da invasão do Cyberpunk. 

O futuro apresentado e explorado no Biopunk tomou outro rumo do Cyberpunk. Ao invés de termos carros voando sobre um japão tecnologicamente desenvolvido e avanços para implantes tecnológicos, nós temos um universo voltado para a biologia sintética, ou seja, os personagens desse universo tem seus corpos, ou alguma parte deles, modificado geneticamente. Mas, não pense que isso venha ser algo bom, necessariamente. 

Universos biopunks contam de grandes corporações que não tem limites e fazem pesquisas e estudos secretos alterando DNA humano, fazendo experiências com cobaias humanas e torturando crianças como a Eleven (tem um pouco de Stranger Things aqui). Essas mesmas corporações possuem projetos considerados repugnantes pela sociedade. Falando na sociedade Biopunk, as pessoas deste universo não possuem uma condição de vida muito boa. São submetidos à poluição, fome, doenças e epidemias terríveis. Os médicos deste universo costumam ser egoístas e grandes corruptos. 



Graças ao grande repertório que a biologia pode oferecer um catálogo muito criativo é apresentado pelos escritores desse gênero aos que apreciam, as histórias vão desde cobaias fugindo de grandes corporações em busca de socorro à um vírus criado em laboratório que pode dizimar a raça humana ou torna-los em seres desprezíveis. Em algumas histórias as mutações híbridas podem dar poderes aos cobaias, em maior parte, poderes psíquicos. Os poderes do biopunk tem uma ligação forte e uma explicação coerente dentro do que a ciência possa entender e assumir.

Outra característica é que o universo Biopunk não precisa acontecer de forma necessária em um futuro extravagante. Um grande exemplo disso é o clássico Akira, aonde são nos apresentados elementos do biopunk. 

É comum o termo Biohacker, que se trata de pessoas, geralmente jovens, que possuem um conhecimento bio-científico que conseguem criar anti-vírus, vacinas e até mesmo o próprio vírus. 



Além de abranger a bio-modificação genética, o Biopunk mostra todo o lado negativo de uma evolução biológica e os avanços disto. Digamos que Steampunk seja do povo de humanas, Cyberpunk do de exatas, sendo assim Bio (que original) seria do povo de biológica. Parabéns vestibulandos de medicina por terem criado isso. Brincadeira a parte, nesse futuro distópico onde a tecnologia biológica evoluiu pra pior tudo que bizarro pode ser visto.

Por se tratar de um gênero Punk, geralmente ligado à uma crítica social ou distopia, soberania de alguma parte, por mais que o indivíduo use a biologia e biophilia para o bem, sempre haverá uma causa e uma consequência muito maior. 

Existem muitos trabalhos que nos mostram mais sobre universo, talvez um dos mais famosos, é o universo de games e filmes de Resident Evil. A Umbrella C. é uma típica corporação do meio biopunk, que possuiu projetos secretos terríveis que poderiam dizimar a raça humana, como os vírus, e até mesmo experiências com humanos, como o projeto Nemessis. 

Resident Evil é um exemplo do biopunk no RPG

Milla Jovovich interpretando Alice, jovem que luta contra a Umbrella C.
No RPG ainda podemos citar BioShok e no cinema Splice, um grande clássico. Entre os clássico da literatura podemos encontrar Ribofunk, Levithan e Xenogênesis...

O biopunk ainda é muito desconhecido e pouco abrangido no mundo dos cinemas, mas, podemos esperar, pois cada vez mais esse gênero vem tomando conta da cabeça dos jovens, em breve prevejo ver grande clássicos se passando no universo biopunk.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos