Precisamos Falar Sobre Steampunk

22:06



Quando li A bússola de ouro, na infância, queria muito entender aquele mundo paralelo criado por Philip Pullman, onde a tecnologia a vapor era mais avançada que a elétrica, as pessoas voavam de zepelins, e tudo era resumido a engrenagens, bugigangas e maravilhas mecânicas que podiam levar as pessoas longe e fazer coisas teoricamente impossíveis para a época. E foi então que eu descobri que o termo usado para classificar esse tipo de literatura era Steampunk. 

O termo Steampunk voltou a ser tratado na cultura pop, em especial nos games em 2007, com o lançamento de Bioshock, mas ainda hoje muitas pessoas ficam confusas sobre o que é e como identificar uma obra que tenha esta temática. Acompanhe agora nossa matéria e tenha estas respostas.


O Steampunk é um subgênero da ficção científica/ciência fantástica e esteticamente falando tem o seu visual inspirado no maquinário a vapor do final do Século XIX. Normalmente as histórias se passam em uma versão alternativa da realidade do Século XIX, com uma visão pós apocalíptica da Era Vitoriana ou Velho Oeste americano.


Também é muito comum a inclusão de tecnologias pós Século XIX ou que ainda não existem, como se tivessem sido inventadas nesta época, como por exemplo, computadores, robôs automatons e próteses mecânicas.

Embora não seja uma regra, a maioria das histórias nas quais esse tipo de ficção científica é explorado se passa na era vitoriana, período britânico do governo da Rainha Vitória (1837-1901), quando o vapor era o principal meio de produção. Graças a ele, houve avanços tecnológicos e criações incríveis para a época, como robôs a vapor, diligências turbinadas, além de cientistas “loucos” e por aí vai. Mas já vi também Steampunk em filmes de Velho Oeste, em épocas medievais e em histórias de terror e contos de fadas.





É bem sabido que Julio Verne (um dos melhores escritores de todos os tempos) foi um dos precursores desse tipo de ficção especulativa, mas o termo Steampunk só se estabeleceu como uma subcategoria da ficção científica no final dos anos 1980. Não é um produto e não começou apenas pelo autor francês. O que aconteceu foi que vários autores começaram a escrever ficção científica num universo futurista, embora a época fosse a que eles viviam (no século XIX); e aos poucos o gênero foi se consagrando.
E, assim como o Vintage, Art Déco e o Retrô, a cultura Steampunk também é uma reflexão com uma enorme influência nos gêneros literários e cinematográficos. Há obras baseadas completamente no gênero, como A Liga Extraordinária20 mil léguas submarinasViagem ao centro da Terra, e outras não necessariamente focadas nele, nas quais é possível identificar muito dessa estética, como O mágico de OzA bússola de ouro...



Por todo o mundo já é uma tradição os fãs de Steampunk se encontrarem para falar das obras que mais destacam esse universo, trocar ideias e questionar a sociedade atual, usando o Steampunk como ferramenta de crítica para avaliar e comparar os erros tecnológicos e as propostas disfuncionais. No Brasil, o gênero demorou um pouco mais a pegar, mas desde 2007 vem ganhando força. Aqui nós temos o Conselho Steampunk, que também promove encontros e bate-papos interessantes. Visite o site deles para se informar melhor!
Nos games

Um dos primeiros jogos a usar este universo como temática foi The Chaos Engine, em 1993. Um Shoot’em Up de visão panorâmica para até dois jogadores, mas de maneira geral, entre os anos 90 e 2000 muitos jogos se apropriaram de elementos do Steampunk, não sendo necessariamente jogos do gênero, como por exemplo a tecnologia presente em alguns games de Final Fantasy, o RPG Arcanum,  Myst III: Exile, e Rogue Galaxy.

Nos anos 2000 podemos citar como destaque Dark Cloud 2, um RPG de Playstation 2 e Biochosk (que também representa o universo Dieselpunk). Já nos anos de 2010 temos, Alice: Madness Returns, Thief (remake), Dishonored e The Order 1886.
Roupas
As roupas do Steampunk (na maioria das vezes) são baseadas na moda dos anos 1800 e isso se estende aos penteados e demais acessórios. Os homens, normalmente usam vestimentas formais,como ternos e sobretudos, já as mulheres usam longos vestidos, às vezes armados, espartilhos e babados em excesso. Cartolas, bengalas, óculos no estilo aviador, relógios de bolso e cores como marrom, bege, velho e dourado são elementos constantes nos personagens.

Existe muito conteúdo?
Sim. A cultura steampunk, embora não seja tão popular no Brasil faz muito sucesso nos Estados Unidos e Europa. Mesmo que os jogos com a temática tenham dado bastante certo, o subgênero da ficção ainda é mais explorado na literatura. Nos últimos os livros BoneshakerAgatha H and the Airship CityLady of Devices e Retribution Falls se destacaram.
Já nos cinemas temos obras bastante conhecidas (que provavelmente você já viu ou já ouviu falar) como Ladrão de Sonhos, 9 (Nine)Atlantis – O Reino PerdidoA Invenção de Hugo Cabret, Steamboy.
***

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos