SEGREDOS DE PARIS FASHION WEEK

21:21

        STREETSTYLE-PARIS-FW

Respondam rápido: o que fazem Miroslava Duma, Anna Dello Russo e Giovana Bataglia além de irem a todos os desfiles bafos dos FW’s around the world? hehe Você pode não saber, mas as moças são trabalhadeiras e batem ponto no Buro24/7, Vogue Japão e W Magazine, respectivamente. Mas geralmente a maioria das pessoas (que não trabalham nesse meio, normal!), só lembram delas em looks fabulosos andando no meio da rua, né não?! kkk É gente, esse é o poder do streetstyle, popularizando e transformando certas fashionistas, antes super “nicho”, em ícones da moda cada vez mais conhecidas e idolatradas, viva a internet!
Já tem um bom tempo que os cliques de moda de rua viraram um complemento importantíssimo nas semanas de moda, principalmente as internacionais. As fotos se espalham pela internet e ditam tendências tanto quanto o que é apresentado nos desfiles. E já existe todo um business crescendo em torno disso, de fotógrafos especializados, a marcas, como a Kenzo, que vem inserindo dentro de suas últimas coleções peças mais acessíveis e super “streetstyle friendly”, pra garantir sua presença “nas ruas”
LEE-OLIVEIRA
(Com Helena Bordon e Yasmine Sterea, da Vogue, suas fashionistas brasileiras favoritas!)
O fotógrafo Lee Oliveira é o nome brasileiro mais bem sucedido nesse segmento. Nascido em Uberlândia e totalmente “self made”, o moço se mudou pra Londres em 2000 sem nem saber falar um “Hi” e  trabalhou em vários empregos diferentes até virar vendedor de loja masculina.
Apaixonado por moda, criou um blog com o empurrãozinho dos amigos e hoje, depois de se jogar e construir uma ótima network, colabora para veículos como The New York Times, Vogue e labels como Valentino e Gucci – que o contratam para registrar fashionistas usando peças da marca durante as semanas de moda. Bati um papinho com ele sobre o assunto, confiram:
1 – Na sua opinião, qual a importância do streetstyle na semana de moda e no mercado em geral? Os leitores tem uma relação bem próxima com streetstyle porque é um estilo transformado, a partir do runway, em moda pessoal e real. Muitas marcas começaram a se apoiar em imagens de streetstyle porque comercialmente perceberam que os clientes tem uma conexão maior, indo além das páginas de um editorial de revista, que está sempre sob uma única perspectiva, a do veículo. Assim, marcas passaram a seguir o estilo de seus consumidores através do streetstyle, ao invés do inverso.
2 – Acha que está surgindo uma nova categoria em fotografia? O fotografo de streetstyle? E como se caracteriza um bom profissional nesse segmento? Sim, com certeza! E o trabalho “na rua” também se desdobra pra outras coisas, hoje as marcas procuram um determinado fotógrafo de streetstyle pra clicar suas campanhas ou projetos especiais, pensando em traduzir sua linguagem com uma pegada mais vida real. Pra se destacar tem que entender de moda, ter um olho bom pra desenvolver os melhores ângulos e técnicas.
ss
(Alguns cliques de Lee nessa última temporada internacional)
3 – Como é a rotina de um dia de trabalho seu, em casa, na Austrália, onde mora atualmente, e em pleno fashion week? Em casa me programo para os próximos fashion weeks e cumpro a agenda de outros projetos. Mas durante a semana de moda eu vivo na rua, fotografo a porta dos desfiles mais importantes e quando volto para o hotel analiso e edito look por look, pra depois enviar para os veículos que colaboro e postar no meu próprio blog.
4 – Você está em todas as semanas de moda mais importantes, existe diferença na maneira que as pessoas de cada país se vestem? Sim! Ny é mais descolado, Londres underground e vintage, Paris totalmente moda, Milão tem um estilo próprio e São Paulo é uma caixinha de surpresas, a cada temporada me interesso mais!
5 – O que faz uma fashionista ser digna de um clique de streetstyle? Keep it simple, estilo próprio e personalidade. As vezes é a maneira que ela carrega uma bolsa ou anda, pode ser muito subjetivo.
6 – Quais são as suas fashionistas gringas favoritas? Em quem deveriamos prestar atenção?  Viviana Volpicella, Caroline Issa (adoro!!), Hedvig Opshaug, Leila Yavari, Sara Moschini, Yasmin Sewell e Giovanna Battaglia.
TRUQUES
Agora pausa para a minha análise bem humorada dos fatos! hehe Nessa temporada aqui em Paris prestei mais atenção em como funciona na prática essa coisa do streetstyle e percebi que, além de ter um estilo bacana, claro, rolam alguns “macetes” pra ser fotografada sim! kkkk
(1) Pense no look de acordo com o desfile que você vai. Veja, não é que você vai mudar de estilo a cada convite que recebe, mas se quer ser clicada no Rick Owens, que é mais rock, adicione um pretinho no look, na Chloé, uma coisa mais alfaiataria/minimalista e na Dior, capriche na feminilidade! kkkk Sacou?
(2) Sobre maquiagem, nem pense em carregar, quanto mais simples e natural, melhor! Pele bem feita e no máximo um batom de cor forte – óculos escuros ajudam sempre! Para o cabelo, super rola aquele coque ou rabo de cavalo com jeitão de “eu que fiz” sabe?
(3) Tenha um fotógrafo chaveirinho com você, mas finja que não conhece ele! É só falar pro moço vir correndo na direção oposta pra te clicar , acredite, isso atrairá todos os outros que estão ao redor! Depois que o primeiro vem, todo mundo vai querer te fotografar por tabela! hehehe
(4) Não saia logo do local do desfile, dê uma enrolada por lá. Assim parece que você tava no backstage toda íntima cumprimentando o estilista e a saída estará menos congestionada, mas ainda sim cheia de fotógrafos esperando as it pessoas pra fazer os cliques com mais calma!
(5) Chegue apressadérrima e saia de buenas. Não sei porque, mas os motoristas das fofas sempre demoram um monte pra chegar, aí elas ficam no celular respondendo um zilhão de emails junto com as amigas, o que rende aquelas ótimas fotos de acessórios, sabe? Ah, segure sempre a bolsa embaixo do braço e capriche nas pulseiras!
  • O que acharam da matéria meninas? Me contem o que mais querem ver por aqui! 

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos