Algumas curiosidades sobre Anubis

22:40





De acordo com a mitologia do Egito Antigo, Anúbis era o deus da morte, da mumificação e do submundo. Era representado com o corpo de homem com a cabeça de um chacal. É considerado a primeira múmia do Egito Antigo.

Era Anúbis quem presidia as mumificações, pois era o guardião dos conhecimentos desta técnica. Anúbis também tinha a função de ser o protetor das tumbas. Era também o juiz dos mortos e quem conduzia a alma dos mortos no além.

 Anúbis era, de acordo com os mitos egípcios, filho de Néftis (deusa dos desertos) com o deus Osíris. Anúbis teve um filho, Kebechet

Curiosidades

- Seu nome egípcio era Anpu ou Inpu. Anúbis é o nome adaptado pelos gregos.

- Tinha os seguinte títulos no Egito Antigo: "Senhor da Necrópole", "Senhor da Terra Santa", "Senhor do Oeste", entre outros.



Os egípcios acreditavam que no julgamento de um morto era pesado seu coração e a pena da verdade (tal pena pertencia à consorte de Anúbis, a deusa da verdade Maat). Caso o coração fosse mais pesado que a pena o defunto era comido por Ammit (um demônio cujo corpo seria composto por partes de um leão, hipopótamo e crocodilo) mas caso fosse mais leve a pessoa em questão poderia ter acesso ao paraíso ou a alma voltar ao corpo. Anubis era quem guiava a alma dos mortos no Além.

Apesar de muitos acreditarem, ele não é filho de Seth e sim de Osíris.

"Seth se negava dar um filho a Néftis, então Néftis 
se transformou em Ísis para tentar seduzi-lo, mas não conseguiu.

Osíris sem saber que a suposta Ísis era a Néftis, 
transou com ela, e dessa relação nasceu Anúbis.
Por temor a Seth, logo após o parto de 
Anúbis Néftis o escondeu. 

Ísis ao saber disso, guiada por cães foi a procura de Anúbis, ao encontrar o recem-nascido ficou encarregada de alimenta-lo, após isso ele se converteu como acompanhante e guardião de Ísis."

Anúbis tinha como filho Kebechet.

A devoção por Anúbis era muito grande, pois ele 
era quem guiava a alma dos mortos.

Em uma parte do livro dos mortos está escrito exatamente como era a devoção por Anúbis: "Nós, os Chacais, sacerdotes de Anúbis, somos os guardiães de suas tumbas gloriosas ou sepulturas humildes. Somos os guardiães dos mortos. Somos os servos de Anúbis. Somos a Cinópolis."









Chacal

A associação de Anúbis com chacais provavelmente se deve ao fato de estes perambularem pelos cemitérios. O Anúbis era pintado de preto, por ser escura a tonalidade dos corpos embalsamados. Apesar de muitas vezes identificado como "sab", o chacal, e não como "iwiw", o cachorro, ainda existe muita confusão sobre qual animal Anúbis era realmente. Alguns egiptólogos se referem ao "animal de Anúbis" para indicar a espécie desconhecida que ele representava. As cidades dedicadas a Anúbis eram conhecidas pelo grande número de múmias e até por cemitérios inteiros de cães.


You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos