Como é a mitologia tupi-guarani?

14:54

A mitologia indígena brasileira é baseada em uma estrutura dos jesuítas...



Baseada em uma estrutura criada pelos jesuítas. O “tupi-guarani” é o termo genérico para um grupo de línguas indígenas da América do Sul. A mitologia dos povos que falavam o tupi-guarani não tinha uma hierarquia bem definida até o contato com os europeus. 

No processo de catequização empreendido pelos jesuítas, a ideia era primeiro conhecer seus mitos para depois modificá-los e criar paralelos com o cristianismo, o que facilitaria a conversão. Foi o que aconteceu com Tupã, que foi elevado pelos missionários à categoria de divindade principal por se assemelhar a valores cristãos. 

Outro exemplo é Jurupari, que era mais popular que Tupã antes dos jesuítas, mas que passou a ser visto como o chefe dos demônios e maus espíritos.

O primeirão

Nhanvecuruçu é a divindade mais antiga, existe desde antes da criação do Universo. Manifesta-se sob a forma de uma energia. Muitas vezes, ele e Tupã são representados como sendo a mesma entidade, pois possuem os mesmos arquétipos.



O maioral

Tupã, criador do Universo e deus do clima, se manifesta por meio do trovão. Ele criou a matéria a partir de duas almas, uma negativa e outra positiva. Então, desceu na região do monte Aregúa, no atual Paraguai, e criou tudo o que existe hoje.


A criadora

Jaci é a deusa da noite e da Lua. Algumas lendas a apontam como esposa de Tupã e também dizem que ela o ajudou na criação do Universo e dos homens. Jaci foi responsável por trazer a beleza para a Terra recém-criada.



A rainha das águas

Iara é a protetora de todas as formas de vida aquáticas. Quando Tupã fez os rios, lagos e mares, criou Iara para protegê-los. Em grande parte das narrativas, ela aparece como uma sereia de cabelos verdes que vive no rio Amazonas. Em outras, como um espírito protetor presente em cada rio.



O defensor

Caaporã é o protetor de todas as formas de vida da Terra. Muitas vezes representado como Caipora ou Curupira, vive em todas as florestas protegendo os animais dos caçadores, a quem engana com barulhos e pistas erradas.



Primeira geração

Tupave (pai dos povos) e Sypave (mãe dos povos) foram os primeiros seres humanos. Tupã fez o homem a partir de uma estátua de barro e a mulher de uma combinação de vários elementos da natureza. Com o sopro de vida, Tupã os deixou com o bem e o mal dentro de cada um. Tupave e Sypave tiveram três filhos e várias filhas.





Segunda geração

Os filhos mais famosos de Tupave e Sypave são Tumé Arandatu, Jepeusá, Mangaratu e Porâzy. Tumé Arandatu era conhecido pela sabedoria. Jepeusá foi um ladrão que se matou e virou um caranguejo.


Porâsy, então, se sacrificou para derrotar os sete monstros e salvar a sobrinha...



You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos