­

PLANETA MAIS JOVEM DO UNIVERSO É DESCOBERTO POR CIENTISTAS

12:32


Astrônomos descobriram, recentemente, o planeta mais jovem de todo o universo. O “caçula” do espaço sideral é o planeta K2-33b. Os cientistas estimam que a idade dele esteja entre 5 e 10 milhões de anos de formação.
A descoberta foi feita por meio do telescópio espacial Kepler. O K2-33b está no Escorpião Superior e é semelhante a Netuno, com a dimensão cinco vezes maior que a da Terra. Foi descoberto, ainda, que o planeta mais jovem do universo orbita ao redor da própria estrela uma vez a cada cinco dias.
Um dos responsáveis pela descoberta, o britânico Sasha Hinkley, pesquisador da Universidade de Exeter, afirma que o K2-33b ajuda a compreender a formação dos planetas. “É raro encontrar um planeta em fase de infância, o que nos proporciona uma oportunidade única para entender mais sobre como os planetas se formam e se desenvolvem, inclusive a Terra”, afirmou.
Uma das principais curiosidades dos cientistas é saber se o K2-33b se formou no local onde está agora ou se ele veio de muito longe e se aproximou de sua estrela. Serve para entender, também, como funcionou a relação entre a Terra e o Sol.

Planeta mais jovem?

Por mais curioso que seja afirmar que o planeta mais jovem de todo o universo tenha entre 5 e 10 milhões de anos, não há nenhum outro mundo com menos do que isso. Somente para se ter ideia, a Terra formou-se há 4,56 bilhões de anos – quase a mesma idade do Sol.
Em termos ainda mais gerais, sabe-se que o universo tem 13,82 bilhões de anos, de acordo com dados coletados pelo satélite Planck. É quase a mesma idade da Via Láctea, galáxia da qual o Sistema Solar faz parte.

O elo principal do estudo

O K2-33b será estudado para que cientistas descubram como os mundos se formam. No entanto, não se trata somente de estudar o planeta em si.
A ideia dos astrônomos é obter o máximo de informações possíveis sobre a estrela que está na órbita do planeta mais jovem do mundo. Quando estrelas se formam, elas têm regiões de gás e pó, chamadas de discos protoplanetários, em volta de si. A partir desses discos, os planetas se formam.
Quando as estrelas têm alguns milhões de anos, os discos protoplanetários praticamente desaparecem e os planetas já estão formados. O astro que está na órbita do K2-33b ainda tem uma quantidade de disco, mesmo que mínima – isso, em especial, anima os cientistas.

You Might Also Like

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos