9 coisas que você nunca soube sobre paralisia do sono

12:07


Algum de vocês já sofrem de paralisia do sono? Para quem não sabe a paralisia do sono é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos frequência, imediatamente antes de adormecer. A paralisia do sono em si mesma acontece a todas as pessoas sempre que dormem. O distúrbio começa quando a pessoa acorda e a paralisia do sono ainda está ativa. Essa é a condição estudada pela medicina do sono.
Bom agora que já entendemos um pouco mais do assunto, vamos descobrir agora algumas coisas que fazem parte da paralisia do sono e talvez, você que sofre desse distúrbio, não saiba. Então, confira agora nossa lista de 9 coisas que você nunca soube sobre paralisia do sono:

1 – As experiências são únicas



Apesar das semelhanças entre chocantes casos de paralisia do sono, nunca duas experiências serão iguais. Como nos sonhos, a paralisia do sono ocorre na mente das pessoas e sua apresentação está sujeita aos pensamentos e lembranças da pessoa. Algumas pessoas relatam os seus casos, como o homem que disse que acordou da paralisia do sono para fora de seu corpo, pendurado do lado de sua cama e olhando para um nada infinito.

2 – Pode acontecer a qualquer momento


A paralisia do sono pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite, em pessoas de todas as idades, tanto os mais velhos quanto os mais novos, independente de seu humor, pensamentos ou qualidade de vida. Você pode ter uma paralisia do sono com 9 anos de idade e outro com 80 anos, como pode também ocorrer apenas uma vez na vida.

3 – Você não vai querer estar sobre a paralisia do sono



A paralisia do sono pode estar associada com um sentimento de impotência física. A mente pode estar completamente acordada enquanto o corpo parece estar inteiramente desconectado. Porém a experiência pode não ser tão boa assim e o corpo pode reagir para que ele volte a vida. A evidência anedótica também sugere que pessoas que sofrem de paralisia do sono podem querer estar fora dele, tentando mexer os dedos dos pés ou mãos, ou simplesmente começar a mexer todo o corpo.

4 – Não é nada divertido


Embora tenha havido vários casos de paralisia do sono com experiências benevolentes em que as pessoas viram coisas maravilhosas, a maioria dos casos que se ouve não foi uma experiência tão boa assim. As pessoas que já tiveram essas experiências ruins dizem que ficaram completamente impotentes, a mercê de uma misteriosa força, e isso não é legal, ainda mais se você misturar algumas coisas sobrenaturais, aí sim você vai sonhar com coisas horríveis.

5 – Você pode estar de olhos abertos ou fechados



Você pode cair em um paralisia do sono com os olhos abertos ou fechados. Dizem que pessoas que tem a paralisia com os olhos fechados sentem uma enorme sensação de medo e tensão. Mas como quase todas as cosias que se sabe sobre a paralisia do sono, não há fatos concretos que provam se é melhor ter com os olhos abertos ou fechados.

6 – Acontece com qualquer pessoa



A paralisia do sono afeta muita gente, mais ou menos quatro em cada dez pessoas. Quem sofre desse mal começa a vivê-la ainda na adolescência, embora isso possa acontecer com qualquer idade. Pessoas com condições mentais como narcolepsia, estresse ou transtorno bipolar tem mais chances de ter a paralisia.

7 – É um grande mistério




O conceito científico sobre a paralisia do sono até agora é que ele ocorre quando nos tornamos consciente durante nossos sonos. Pode parecer estranho, mas não existe nenhuma ciência que explica porque tantos casos de paralisia do sono geralmente relatam uma consciência de seres sobrenaturais. Talvez isso possa ser apenas uma alucinação, mas a ciência explicando ou não, o que as pessoas com paralisia do sono viram foi algo terrível.

8 – Existem várias causas possíveis




Alguns casos de paralisia do sono aparentemente acontecem por acaso, outros acontecem com mais frequência. O motivo desse problema pode ser a falta de de sono, pois os adultos devem dormir no mínimo entre 8 e 6 horas por dia. De acordo com Michael Breus, psicólogo clínico e diplomata do Conselho Americano de Medicina do Sono, a paralisia do sono geralmente ocorre como resultado da privação do sono. Aqueles que sofrem de narcolepsia, de acordo com Breus, também estão em risco de paralisia do sono.

9 – O tempo da paralisia do sono varia

De acordo com Breus, a paralisia do sono dura entre 20 e 40 segundos, embora haja exceções que revelaram vários minutos  e até horas da paralisia. As pessoas que experimentaram paralisia por mais de um minuto relaram que sentiram como se fosse muito mais tempo d0 que realmente passou. A paralisia do sono é essencialmente um sonho de vigília, o tempo pode se mover em várias direções, assim como em um sonho normal.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos