Qual é o ponto na Terra mais distante do centro do planeta?

11:39

Não, não é o Everest...



É o Monte Chimborazo, localizado no Equador. De acordo com o Guinness, a distância do cume do vulcão adormecido até o centro da Terra é de 6.384 km, cerca de 1.800 m a mais que o Everest. Essa medida foi divulgada em abril, após um grupo de cientistas conseguir cravar no topo do Chimborazo um aparelho DGPS – versão aprimorada da tecnologia GPS, que, por ter uma antena maior, reduz a margem de erro de 10 m para 10 cm, permitindo medir com mais precisão. 

Segundo o professor do Departamento de Geografia da PUC-Rio Rafael Nunes, a Terra não é uma esfera perfeita e “como o Equador é teoricamente o local com maior circunferência em relação ao centro do planeta, de fato a posição do Equador ajuda no estabelecimento dessa relação de profundidade”. Entretanto, o ponto mais alto do globo ainda é o pico do Everest, que está a 8.846 m do nível do mar, contra 6.268 m do Chimborazo.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos