Qual é o ponto na Terra mais distante do centro do planeta?

11:39

Não, não é o Everest...



É o Monte Chimborazo, localizado no Equador. De acordo com o Guinness, a distância do cume do vulcão adormecido até o centro da Terra é de 6.384 km, cerca de 1.800 m a mais que o Everest. Essa medida foi divulgada em abril, após um grupo de cientistas conseguir cravar no topo do Chimborazo um aparelho DGPS – versão aprimorada da tecnologia GPS, que, por ter uma antena maior, reduz a margem de erro de 10 m para 10 cm, permitindo medir com mais precisão. 

Segundo o professor do Departamento de Geografia da PUC-Rio Rafael Nunes, a Terra não é uma esfera perfeita e “como o Equador é teoricamente o local com maior circunferência em relação ao centro do planeta, de fato a posição do Equador ajuda no estabelecimento dessa relação de profundidade”. Entretanto, o ponto mais alto do globo ainda é o pico do Everest, que está a 8.846 m do nível do mar, contra 6.268 m do Chimborazo.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos