7 cidades fantasma brasileiras que você ainda não conhecia

01:08

Uma coisa é certa, você já ouviu falar de cidades fantasmas espalhadas pelo mundo certo?  
O sobrenatural é um tema que sempre desperta a curiosidade humana, e muita gente fica especulando o que pode ter acontecido, aonde todas as pessoas foram parar, ou o que levaram a todos os habitantes a deixarem o local.  
A questão é que a gente não precisa ir procurar em outros países para ver esse tipo de coisas. Saiba que existem cidades ‘fantasmas’ no Brasil também. Quer saber mais?  
Então confira o material que a redação da Zip reuniu para vocês, com as 7 cidades “fantasmas” que existem no Brasil.  
1. Airão Velho – AM 
Airão foi uma cidade do Amazonas, localizada próxima ao Rio Negro. Existe uma lenda muito antiga, que cercou a cidade por muitos anos, e que havia levado ao seu abandono. Diziam que lá existiam formigas de fogo, que estavam devorando os moradores. Se sabe que tudo não passou de uma história inventada, mas vale evitar querer passar uma noite lá para comprovar.  

2. Fordlânia – PA  
Localizada no Para, foi uma tentativa falha de Henry Ford, o criador da Ford de tentar criar uma fazenda para produção de borracha. Grandes casas e galpões foram construídos no local para abrigar toda a fabrica, e também seringueiras haviam sido plantadas porém foram infestadas de pragas e não resistiram, além do solo ser completamente infértil.  
Atualmente são poucas pessoas que vivem na cidade, e que procuram preservar a estrutura deixada para trás. Mas, como sempre, existem diversas lendas que circundam o local que beira uma floresta.  

3. Igatu – BA 
Igatu teve uma fase bem próspera, com um desenvolvimento bastante elevado por causa da extração de diamantes e outras pedras preciosas. Havia bastante casas, hospital, hotéis e ate mesmo um cassino. A população chegava a 10 mil habitantes.  
Porém, assim que o século 20 iniciou, a extração de diamantes perdeu a força e como já era de se imaginar, a cidade foi abandonada. Hoje cerca de 400 pessoas ainda vivem lá.  
De fato que essa cidade nunca chegou a ser abandonada, mas comparando ao que era e ao que é, praticamente se tornou uma cidade “fantasma”.  

4. São João Marcos – RJ 
Uma potente produtora de café, a cidade ficava situada nas margens da principal via que ligava o Brasil Colônia na época, facilitando a vida de muitos nobres que passavam por ali, até mesmo Dom Pedro.  
Com a instauração da Republica, a cidade perdeu seu poder e quase todos os seus habitantes foram embora.  
No ano de 1938 a cidade foi tombada como patrimônio histórico, mas “destombada” 2 anos depois para a construção de uma represa. Mais, tarde todos os poucos moradores que restaram tiveram que abandonar o lugar que ficou aos poucos no fundo da represa. 

5. Ararapira – PR 
Uma pequena vila que fica ao litoral norte do Paraná, foi uma das 21 vilas formadas pela coroa de Portugal e uma das primeiras a ser habitada no país. Por anos as pessoas viveram em prosperidade com grande desenvolvimento servindo como entreposto comercial;  
Porém em 1952 começou a entrar em decadência, visto que tinha sido construído o Canal do Varadouro que tomou todo o fluxo de embarcações que passava antes pelo local. Mais tarde a construção de vias pelo país finalizaram por completo o local.
Em 1999 foi tomado como Patrimônio Natural da Humanidade, mas já não existem tantas construções por lá.

6. Biribiri – MG 
Biribiri foi uma forte cidade têxtil no ano de 1876, com casas para abrigar os trabalhadores. Porém depois de alguns anos a indústria perdeu sua força e a cidade morreu. Cerca de 5 pessoas permaneceram por lá. 

7. Ouro Fino – GO 
Fundada em 1727, Ouro Fino ficava próxima à cidade de Goiás, se mostrando um importante local na época, principalmente pela busca no ouro. Mas tarde foi alçada como distrito e teve seu nome alterado. O fato é que poucas coisas ainda permanecem de pé, já que a cidade foi abandonada por completo depois de perder o quesito principal, o ouro. 

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos