Top 10 maiores florestas do mundo

08:12

As grandes florestas pelo planeta são abrangência do poder e beleza da natureza, e as mesmas abrigam além da diversidade de fauna e flora, característica mística única. São muitos tipos de florestas, denominadas como tropicais, de mangue, dentre outras.
Nesta seleção estão as 10 maiores florestas do mundo, e são tão importantes para sobrevivência humana, como ambiente para muitos animais e também fundamental para manutenção da temperatura média do planeta e para verificação dos níveis de dióxido de carbono, o qual tem aumentado em plataforma preocupante.
Com a expansão e exploração dos homens, a existência de muitas florestas importantes está sendo ameaçada. Existem pelo mundo algumas das maiores e mais densas florestas, e algumas ainda não foram exploradas pelos humanos.



10°

Reserva Florestal Sinharaja – Srilanka




Trata-se das mais proeminentes florestas tropicais do Sri Lanka, e estão localizadas na zona úmida de várzea sul-oeste. A floresta foi declarada reserva de biosfera no ano 1978, pela UNESCO e abriga grande quantidade de árvores endêmicas, pássaros, borboletas, raros insetos e mamíferos; é lar para muitas espécies ameaçadas de extinção em seus 88,64 km².


Floresta temperada Valdivian






Esta floresta, geralmente nebulosa, está localizada na costa oeste do sul do continente América do Sul, se estendendo principalmente pelo Chile e algumas regiões da Argentina, distribuída por 248.100 km². A floresta tropical impressiona por bambu denso, samambaias, entre outros. O ecossistema está constantemente ameaçado.




Parque Nacional das Emas e Chapada dos Veadeiros – Brasil




Ambos os locais são florestas que abrigam fauna e flora e habitats que são as características proeminentes dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversos do planeta, a eco região do Cerrado.
O Parque Nacional das Emas é Patrimônio Mundial da UNESCO e está localizado entre os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, sendo cercado por variedade de plantações de soja. A Chapada dos Veadeiros é localizada no planalto Chapada dos Veadeiros, com área de 655 km²; há as mais antigas formações rochosas do mundo e cachoeiras.


Reserva Florestal Nublada de Monteverde – Costa Rica





A floresta é um dos pontos turísticos mais importantes da Costa Rica, e é localizada em Monteverade. E este nome em espanhol significa montanha verde. A reserva é enorme e lar para cerca de 30 espécies de beija-flor, 100 espécies de mamíferos, e ainda mais de 400 espécies de pássaros, sem contar milhares de espécies de plantas.



Parque Nacional do Kinabalu, Malásia





Trata-se de um dos primeiros parques nacionais na Malásia, com criação em 1964. Kinabalu National Park envolve o ponto mais alto de Borneo e a montanha não vulcânica Monte Kinabalu mais jovem do mundo cobrindo área de 754 km². Há grande diversidade de planta e espécies da fauna, e muitos são endêmicos. Foi declarado Patrimônio Mundial no ano 2000, pela UNESCO.



Ecuador Cloud Forest





Floresta de nuvem (ou nublada) é caracterizada por cobertura de nuvens persistentes. É floresta tropical de várzea, contendo de 15 a 17% das espécies de planta do mundo e 20% das espécies de pássaro.
A sobrevivência da floresta está em questão por causa das taxas crescentes de desmatamento; o que se afirma é que estas florestas vão sumir completamente em próximos 30 anos. É lar para muitas espécies no Equador, como jaguar e puma.



Floresta Daintree – Austrália







A localização é na região nordeste de Queensland, na Austrália. É determinada existência de 135 milhões de anos, sendo então a floresta tropical mais antiga sobrevivente do mundo; são 2600 km², sendo a maior floresta tropical no país e foi declarada Patrimônio Mundial em 1988. É local para muitas plantas exóticas e animais, como 18% de espécies de pássaro.


Floresta do Congo





Quase 70% da cobertura vegetal no subcontinente africano são representados por Congo. O ecossistema está se tornando mais frágil, dia após dia, pelo desmatamento, e limpeza das florestas para fins agrícolas. A caça e a do tipo ilegal, dos animais, pela carne dos mesmos, transformaram muitas espécies em ameaça de extinção.
A Congo Rain Forest é único habitat conhecido para o chimpanzé pigmeu. A maior parte da população da República Democrática do Congo depende desta floresta para suas necessidades básicas de alimentação, abrigo e remédios.



Taiga






Taiga é considerada o maior bioma terrestre do mundo, formado por florestas coníferas. A floresta consiste por quase um terço de todas as árvores do planeta, formando 29% da cobertura florestal do mundo. Ela se estende por todo o hemisfério norte em regiões de clima subártico, que vai do norte do Alasca, Canadá, sul da Groenlândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. Taiga é lar para diversidade grande de animais, a incluir o tigre siberiano.


Floresta Amazônica






A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. É distribuída em torno de 8 países, Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Bolívia, Suriname, Peru, Venezuela e Equador, cobrindo em torno de 5,5 milhões de quilômetros quadrados.
É lar para os mais diversos tipos de vegetação e de animais, com vários tipos de ecossistemas; o destaque é para jaguar e antas. Em torno de 20% do teor de oxigênio da Terra é produzido por esta floresta

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos