Top 10 maiores florestas do mundo

08:12

As grandes florestas pelo planeta são abrangência do poder e beleza da natureza, e as mesmas abrigam além da diversidade de fauna e flora, característica mística única. São muitos tipos de florestas, denominadas como tropicais, de mangue, dentre outras.
Nesta seleção estão as 10 maiores florestas do mundo, e são tão importantes para sobrevivência humana, como ambiente para muitos animais e também fundamental para manutenção da temperatura média do planeta e para verificação dos níveis de dióxido de carbono, o qual tem aumentado em plataforma preocupante.
Com a expansão e exploração dos homens, a existência de muitas florestas importantes está sendo ameaçada. Existem pelo mundo algumas das maiores e mais densas florestas, e algumas ainda não foram exploradas pelos humanos.



10°

Reserva Florestal Sinharaja – Srilanka




Trata-se das mais proeminentes florestas tropicais do Sri Lanka, e estão localizadas na zona úmida de várzea sul-oeste. A floresta foi declarada reserva de biosfera no ano 1978, pela UNESCO e abriga grande quantidade de árvores endêmicas, pássaros, borboletas, raros insetos e mamíferos; é lar para muitas espécies ameaçadas de extinção em seus 88,64 km².


Floresta temperada Valdivian






Esta floresta, geralmente nebulosa, está localizada na costa oeste do sul do continente América do Sul, se estendendo principalmente pelo Chile e algumas regiões da Argentina, distribuída por 248.100 km². A floresta tropical impressiona por bambu denso, samambaias, entre outros. O ecossistema está constantemente ameaçado.




Parque Nacional das Emas e Chapada dos Veadeiros – Brasil




Ambos os locais são florestas que abrigam fauna e flora e habitats que são as características proeminentes dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversos do planeta, a eco região do Cerrado.
O Parque Nacional das Emas é Patrimônio Mundial da UNESCO e está localizado entre os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, sendo cercado por variedade de plantações de soja. A Chapada dos Veadeiros é localizada no planalto Chapada dos Veadeiros, com área de 655 km²; há as mais antigas formações rochosas do mundo e cachoeiras.


Reserva Florestal Nublada de Monteverde – Costa Rica





A floresta é um dos pontos turísticos mais importantes da Costa Rica, e é localizada em Monteverade. E este nome em espanhol significa montanha verde. A reserva é enorme e lar para cerca de 30 espécies de beija-flor, 100 espécies de mamíferos, e ainda mais de 400 espécies de pássaros, sem contar milhares de espécies de plantas.



Parque Nacional do Kinabalu, Malásia





Trata-se de um dos primeiros parques nacionais na Malásia, com criação em 1964. Kinabalu National Park envolve o ponto mais alto de Borneo e a montanha não vulcânica Monte Kinabalu mais jovem do mundo cobrindo área de 754 km². Há grande diversidade de planta e espécies da fauna, e muitos são endêmicos. Foi declarado Patrimônio Mundial no ano 2000, pela UNESCO.



Ecuador Cloud Forest





Floresta de nuvem (ou nublada) é caracterizada por cobertura de nuvens persistentes. É floresta tropical de várzea, contendo de 15 a 17% das espécies de planta do mundo e 20% das espécies de pássaro.
A sobrevivência da floresta está em questão por causa das taxas crescentes de desmatamento; o que se afirma é que estas florestas vão sumir completamente em próximos 30 anos. É lar para muitas espécies no Equador, como jaguar e puma.



Floresta Daintree – Austrália







A localização é na região nordeste de Queensland, na Austrália. É determinada existência de 135 milhões de anos, sendo então a floresta tropical mais antiga sobrevivente do mundo; são 2600 km², sendo a maior floresta tropical no país e foi declarada Patrimônio Mundial em 1988. É local para muitas plantas exóticas e animais, como 18% de espécies de pássaro.


Floresta do Congo





Quase 70% da cobertura vegetal no subcontinente africano são representados por Congo. O ecossistema está se tornando mais frágil, dia após dia, pelo desmatamento, e limpeza das florestas para fins agrícolas. A caça e a do tipo ilegal, dos animais, pela carne dos mesmos, transformaram muitas espécies em ameaça de extinção.
A Congo Rain Forest é único habitat conhecido para o chimpanzé pigmeu. A maior parte da população da República Democrática do Congo depende desta floresta para suas necessidades básicas de alimentação, abrigo e remédios.



Taiga






Taiga é considerada o maior bioma terrestre do mundo, formado por florestas coníferas. A floresta consiste por quase um terço de todas as árvores do planeta, formando 29% da cobertura florestal do mundo. Ela se estende por todo o hemisfério norte em regiões de clima subártico, que vai do norte do Alasca, Canadá, sul da Groenlândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. Taiga é lar para diversidade grande de animais, a incluir o tigre siberiano.


Floresta Amazônica






A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. É distribuída em torno de 8 países, Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Bolívia, Suriname, Peru, Venezuela e Equador, cobrindo em torno de 5,5 milhões de quilômetros quadrados.
É lar para os mais diversos tipos de vegetação e de animais, com vários tipos de ecossistemas; o destaque é para jaguar e antas. Em torno de 20% do teor de oxigênio da Terra é produzido por esta floresta

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos