Bob Esponja e a Teoria dos 7 Pecados Capitais

11:41




No sense e até mesmo fabuloso, esse desenho é responsável por cativar e deixar rindo igual idiota qualquer adulto ou criança que o assista – e tenha um mínimo de senso de humor e goste de desenhos, é claro. 

Apesar disso, por trás dos carismáticos e bobos personagens, como em todo desenho infantil, há muito que os olhos de um inocente não vêem. Como a teoria de que, na verdade, os personagens seriam baseados nos sete pecados capitais, que nem de longe é algo que eu teria pensado por conta própria. Claro como sempre tem que ter uma teoria para destruir a nossa infância.

Depois de um comentário que afirma que cada personagem principal do desenho é um tipo de pecado, feito pelo diretor do desenho, incluído na versão para DVD do episódio “Plankton!”, os fãs entraram em rebuliço. Apesar do autor do comentário não explicar quem é quem, a teoria é a seguinte:

 Plankton



A Existência básica deste personagem é descobrir a formula de sucesso do Siri Cascudo para poder copia-la e obter um sucesso parecido ou digamos que até maior. Veja bem, ao invés de tentar formular o próprio negócio ou a própria receita, Plankton passa dias e dias de sua pequena vida a tentar roubar esta receita para se dar bem financeiramente, e claramente é isso que a Inveja faz conosco. Ela nos impede de montarmos nossos próprio planos ou seguir a nossa vida e nos faz ficar ocupado demais remoendo o porque do sucesso alheio e por vezes no faz tentar atrapalhar o sucesso do próximo, o desenho mostra de claramente  a inveja não nos leva a lugar algum ao não ser para inércia.


Sr. Sirigueijo 




A união da ganância, do egoísmo e da ambição formam a Avareza.  Esta relação acaba se tornando a mais percebível entre todas, afinal o personagem aqui citado tem medo de gastar o próprio dinheiro e assim ele fica cada vez mais rico, pois vive a acumular dinheiro, sempre acumulando. 


Patrick 




Mora debaixo de uma pedra e nunca faz nada sem ser empurrado pelos outros. Em um dos episódios, recebe o título de “alguém que nunca fez nada por mais tempo do que ninguém”. A preguiça domina tanto a vida desta personagem que ele apenas fica imóvel e quando faz alguma coisa sempre encontra certa dificuldade. E sim a preguiça realmente faz isso conosco, não nos permite seguir nossos objetivos nos colocando sempre no mesmo lugar, como se houvesse um peso que nos impedisse, como se esse peso fosse a casa de pedra dele tão pesada.


Sandy




A Soberba se trata da união de 3 pecados, a Vaidade, a Alto-Suficiência e o Orgulho e Sandy representa muito bem isto, além de querer fazer sempre tudo sozinha, mostrando que não precisa da ajuda de ninguém ela está sempre forçando se mostrar a melhor de todos, afinal ela é a ''única criatura viva do sol presente debaixo do mar'' o que a torna diferente dos demais, quase exclusiva. Além do mais ela não perde a oportunidade de ficar mostrando seus troféus e sua inteligência a todos que encontra. Sempre preocupada consigo mesma e nada de olhar para os outros.



Lula Molusco




Outra percebível relação. Lula Molusco nunca está feliz e sempre incomodado com alguma coisa, ruído ou som alheio. Desconta seus problemas em qualquer um, o que acaba atrapalhando sua vida social, quase sem amigos vive isolado, pois a ira o tornou incapaz de poder ter uma vida.



Gary 




Segundo o autor, todas as ações ao redor do Gary lidam com ele estar com fome ou querer algo para comer, e sempre mostrado comendo alguma coisa.


Bob Esponja 




“Luxúria” (Lust) no original, possui um significado diferente do que estamos acostumados (que tem a ver com sexo). Luxúria, em seu significado real, quer dizer alguém que é levado e dominado pelas paixões e emoções, acima da razão. Nem preciso explicar por quê o Bob Esponja esta relacionado a esta pecado, certo?




You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos