Série fotográfica sem tabus mostra como era ser jovem nos anos 70

23:26




Como fazer um registro fotográfico verossímil e autêntico dos jovens dos anos 70 sem cair nas armadilhas dos clichês? A resposta é o trabalho de Joseph Szabo, um professor, fotógrafo e autor, que ensinou fotografia na Malverne High School, em Long Island (de 1972 a 1999) e considerado pela revista Times no final da década de 70 como “o segredo mais bem guardado da fotografia americana”.
Tal feito lhe foi atribuído pois ele registrou de forma excepcional o comportamento, paixões e confusões dos seus alunos de Malverne, mas tudo de um jeito descompromissado, pois os registros começaram a acontecer como forma de Joseph exercitar o curso que havia feito, chamado “Como fotografar pessoas e estranhos”, com Ken Heyman.
Os registros dos alunos inquietos começaram primeiro dentro da sala de aula, estimulando inclusive que fotografassem uns aos outros. Com o tempo, Joe (como era chamado por muitos) foi ganhando a confiança dos jovens e os registros aconteceram também no terreno da escola e fora dela, sendo o próprio convidado para as festas e celebrações das turmas.



O primeiro resultado foi o livro chamado Almost Grownpublicado em 1978, definido por Joe como “os anos de desejo inquieto e o desabrochar da sexualidade, o mundo da escola, estacionamentos e esquinas e a cultura exclusivamente americana em que todos nós crescemos”Veja algumas fotos do livro:










Na época de lançamento, o livrou causou grande burburinho e recebeu atenção massiva durante alguns anos, mas logo o professor Joseph voltou à sua rotina. Sempre fotografando seus alunos, 20 anos depois, nasceu o segundo livro, TeenageE depois, revisitando seu portfolio com outros dois livros: Rolling Stones Fans e Jones Beach, com fotos igualmente interessantes e despretensiosas de uma geração inesquecível, criativa e liberta.




















You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos