Como funciona o ouvido humano?

23:18

Descubra como funciona a audição. O mesmo sistema também regula a fala e o equilíbrio...



1) O som é captado e rebatido nas dobras internas do ouvido externo. Elas servem para definir, com mais precisão, de onde veio o barulho. Os lóbulos têm outra função: como são muito irrigados de sangue, mantêm a orelha aquecida.
2) A onda sonora segue pelo canal auditivo, um tubo protegido por um tecido ósseo que leva a informação até o ouvido interno. Aquela “cera” na parede não é só sujeira, não: ela tem função antibacteriana.
3) No ouvido interno, o som faz vibrar o tímpano, que é como aquela fina membrana que recobre um tambor. Ele, por sua vez, repassa as vibrações para três ossinhos: o martelo, a bigorna e o estribo, que as amplificam até 22 vezes. Estes três ossos cabem na ponta dos dedos e permanecem do mesmo tamanho durante toda a vida.
4) Caso seja necessário, os músculos próximos ao estribo e ao martelo se contraem para proteger o tímpano e deixar o som mais abafado. Assim, você consegue conversar com alguém mesmo em uma festa barulhenta, por exemplo.
5) As ondas se propagam em um órgão espiralado e cheio de líquido, a cóclea. Nela, células receptoras convertem o som em sinais elétricos, enviados pelo nervo auditivo até o cérebro, onde são finalmente decodificados.
6) Sabe por que nossa voz parece diferente quando a ouvimos numa gravação? Porque, quando falamos, os músculos do tímpano se contraem, para que nossa voz não abafe outros barulhos ao redor. Além disso, parte do som é absorvida pelos ossos do crânio. Outro fenômeno curioso é o da concha: quando a colocamos no ouvido, não escutamos o barulho do mar, e sim o som amplificado do nosso próprio sangue circulando!

Uns com tanto…

Condição rara causa superaudição
Imagine conseguir distinguir em qual tom está um espirro ou quais notas musicais compõem o canto de um pássaro? Uma em cada 10 mil pessoas pode fazer isso, graças a uma condição chamada de ouvido absoluto. O roqueiro Jimi Hendrix, por exemplo, conseguia aprender o repertório inteiro de uma banda em uma ou duas horas.

…outros com tão pouco

Sentido deteriora com o tempo
Ao nascermos, ouvimos melhor do que em qualquer outra fase da vida. Mas a audição é um dos sentidos mais prejudicados ao longo do tempo, principalmente em pessoas expostas a ruídos muito altos. As articulações dos ossos internos e a musculatura que segura o tímpano ficam cada vez menos flexíveis, dificultando o caminho do som.

CONSULTORIA Onivaldo Cervantes, otorrinolaringologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
FONTES Livros Alucinações Musicais e Um Antropólogo em Marte, de Oliver Sacks, e Anatomia da Orelha, de Luiz Neivo Zorzetto; documentário BBCHuman Senses; jornais BBC NewsDaily Californian e The Guardian; e site TecMundo

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos