Titanossauro, o Titã Pre-Histórico

08:12


Os seres pré-históricos viveram na terra por milhões de anos, sendo que a classe dominante por maior tempo foi a dos grandes répteis, terrestres e aquáticos.

No capitulo de hoje, vamos conhecer o grade titã do old time, Titanossaurus




Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia 

Ordem: Saurischia 

Subordem: Suaropoda



1) Quem é?

O Titanossauro, cujo nome significa "Lagarto titânico" foi um grande dinossauro herbívoro e quadrúpede, do grupo dos saurópodes,  media 12 metros de comprimento, A quantidade de fósseis de Titanossauro é pouca. Após sua descoberta, os cientistas depois de batizaram o tal dinossauro, eles fizeram mais pesquisas concluindo que os Tiranossauros pesava cerca de 9 à 12 toneladas. Aí eles nomearam sua família de "Titanosauridae" porque era um dinossauro muito pesado e nessa família incluía o mais pesado de todos os dinossauros do universo, o Agentinossauro.



Antes da nomeação de sua família, os especialistas pensaram que o Titanossauro era um Brachiosauridae ou um Diplodocidae, mas ele tinha um pouco dos 2. Podia até ter demorado bastante para nomear a família em que pertencia o Titanossauro. É sempre assim, eles ficam errando bastante até chegar a conclusão. Isso aconteceu também quando descobriam o famoso Tiranossauro Rex e o Triceratops.

Os dentes do Titanossauro era parecido com uma estaca ou um lápis, mas sempre foram muito pequenos já que sua cabeça também era. Seus ossos são nasais e suas narinas eram enormes. Sua cauda era longa.

As outras características do Titanossauro são surpreendentes, sua coluna era mais flexível, para que eles provavelmente fossem mais ágeis do que seus primos e melhor na criação dos filhotes. Seus membros dianteiros eram atarracados, mas seus membros traseiros eram mais longos como na maioria dos saurópodes mas o Braquiossauro tinha o tamanho das pernas ao contrário do Titanossauro.




2) De Onde Veio?

Viveu no fim do período Cretáceo entre 83 e 65 milhões de anos atrás. O Titanossauro foi identificado em 1877 pelo paleontólogo Richard Lydekker.

No Brasil, foram encontrados fósseis, dentes e ovos que evidenciam sua passagem por aqui. O mais provável é que o titanossauro tenha passado pelos estados de Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. 





3) Comportamento

Por ser herbívoro, ele não representava ameaça a outros animais. Devido à sua altura, o titanossauro se alimentava de folhas no alto das árvores. Chegava a viver até 100 anos. Viviam todos em grupos e tinham comportamento pacífico, sem muitos inimigos naturais, foram grandes titãs do cretáceo. 


You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos