10 MISTÉRIOS NUNCA DESVENDADOS SOBRE O DIABO

12:06


Satã, diabo, tinhoso, Lúcifer, satanás… são tantos apelidos para ele, que fica difícil saber qual realmente é seu nome, se é que ele tem um. Satã é uma das figuras mais populares na religião moderna e na cultura pop, mas suas aparições em textos religiosos tendem a ser confusas. Consequentemente, há uma série de mistérios sobre ele, que são praticamente impossíveis de desvendar até hoje. Vamos mostrar alguns a seguir.

Seria ele a serpente no Éden?



A serpente que induz Eva a comer o fruto proibido tem sido interpretada como sendo o diabo, mas a Bíblia nunca especificou isso; as pessoas só assumem assim porque a serpente aparentemente utiliza artimanhas parecidas com as de Satã. Na verdade, a histórias original de Gênesis até descarta essa ideia e refere-se à serpente como “a mais inteligente entre as bestas dos campos”. Nunca foi nos dito em momento algum no velho testamento de que Satanás seria realmente a serpente que induziu Eva a pecar, pela desobediência. 

Estudiosos da Bíblia argumentam que a ideia de Satanás não foi desenvolvida quando o livro de Gênesis foi escrito. Mas se a serpente não é o diabo, o que ela realmente é? Apenas uma cobra falante? Se for isso mesmo, é apenas animal inteligente que aparece na Bíblia. De qualquer forma, Gênesis afirma que, por ter tentado Eva, a serpente recebeu a punição de rastejar sobre o chão pisado pelos humanos. Então, se Lúcifer fosse mesmo a serpente do Éden, ele não deveria rastejar também? Afinal a cobra não poderia pagar por ter sido personificada ou até mesmo, possuída. 

Quem disse a Davi para fazer um censo?



Em Samuel 2, Deus, não contente com as atitudes do povo de Israel, incita o rei Davi a realizar um censo do seu povo, mas ele logo percebe que o censo não era algo puro e Deus, irado, castiga sua terra com uma praga. Em Crônicas 1v21, todavia, quando essa história é novamente abordada, quem aparece como responsável por incitar Davi, é o diabo. Estas duas passagens da Bíblia aparentemente se contradizem. Quem induziu Davi ao censo pecaminoso?
Esses comentários refletem dois aspectos do mesmo incidente. Satanás instigou o espírito independente que conduziu Davi a numerar o povo, mas somente Deus permitiu que ele fizesse isso, para que o poderoso plano divino pudesse se realizar.

Ele tem um nome?



Todo ser tem um nome para distingui-lo. Atualmente há milhões de pessoas que ousam negar a existência do diabo, porém a Bíblia ensina que ele é real e maligno. Aparece na Bíblia sob vários nomes além Satanás.
“Satanás” é uma palavra hebraica que significa “adversário” ou “acusador”. A palavra “diabo” (diabolôs) também significa “acusador” e é apenas uma tradução grega de Satã. Normalmente chamamos de “o diabo”, mas quando utilizamos “Satanás”, tratamos como se fosse um nome, sem utilizar a preposição “o”. Porém, como vimos, se tratarmos assim estaremos cometendo um erro, já que “Satanás” e “diabo” designam a mesma coisa. Também não é Lúcifer, pois a Bíblia utiliza esse nome para falar sobre o rei da Babilônia. Tampouco é Belial ou Belzebu. Então, ele tem um nome ou não? Aparentemente, se há um nome, não temos ideia o qual é.

Por que acreditamos que ele é o rei do inferno?


Todo mundo acredita que quem governa o inferno é Satã, e que ele passa seu tempo torturando algumas almas. Só que essa não é a crença das religiões monoteístas. E, obviamente, não há afirmações sobre isso na bíblia, onde ele é apenas associado ao inferno no sentido de que ele permanecerá lá no juízo final. Então de onde veio essa ideia de que Satanás é o rei do inferno? Bem, é um mistério.

A teoria mais popular é que ele foi confundido com deuses greco-romanos do submundo, como Hades. Outra teoria aponta para o Zoroastrismo, fazendo ligação com Angra Mainyu, que atormenta os ímpios depois da morte. Enquanto não há outra resposta para isso, a crença do rei do inferno continua popular. Lembrando que na bíblia e nem no torá temos menção de um inferno. Muitos cristãos afirmam inclusive que ele vive aqui na terra, entre nós.

O mesmo satanás aparece no novo e no velho testamento?

Um anjo conhecido como “o Satanás” faz duas grandes aparições no antigo testamento. Em sua primeira aparição, ele e Deus estavam dialogando, quando Deus menciona que o Jó é seu mais fiel seguidor. Ele então descorda de Deus e afirma que Jó têm uma vida ótima, mas que se as coisas não continuassem assim, ele deixaria de seguir Deus. Deus não concorda e permite que ele comece a observar Jó de perto, para ter a prova de que estava errado. Sua segunda aparição é em Zacarias, onde o sacerdote Joshua está à frente do tribunal celestial. Satanás acusa Joshua, mas um anjo o defende.
Em ambas as ocasiões ele parece estar servindo a Deus, como uma espécie de promotor celestial. No entanto, pelo novo testamento, Satanás é explicitamente o “Rei dos demônios” e aparece como maligno. Então seu papel mudou de um testamento para o outro? Ou não seriam menções da mesma entidade, já que “satanás” é apenas um título? 
Outro contraponto é que muitos cristãos consideram que os deuses de outras comunidades mesopotâmicas seriam demônios servos de Satã.

Ele tem poder na terra?



A maioria das versões populares sobre Satã lhe atribui grandes poderes, mas o ser bíblico é realmente assim tão poderoso aqui na terra? Isso é um pouco incerto. No antigo testamento, ele é capaz de, instantaneamente, arruinar a vida de Jó, mas só depois que Deus lhe dá permissão. No novo testamento, ele apenas instiga Jesus a usar seus poderes. Por exemplo, quando Jesus está com fome, Satã lhe diz para transformar pedras em pão, mas não se oferece para fazê-lo.
Por outro lado, Marcos 5 e Lucas 8 afirmam que Jesus expulsou demônios que possuíam dois homens, o que dá a entender que os demônios, ou Satã, podem possuir as pessoas de alguma forma. Satã também oferece a Jesus “todos os reinos do mundo” apesar de não ficar claro se ele realmente pode fazer isso. No entanto, a posição oficial dos maiores grupos cristãos é que Satã não tem o poder para mais do que tentar as pessoas ao pecado.

Como foi criado sua imagem?



Atualmente conhecemos uma imagem do diabo “clássico”, que inclui chifres de cabra, pernas e uma forquilha. Em desenhos ele ainda pode aparecer com a pele de cor vermelha. Porém, nenhum desses detalhes aparecem na Bíblia. Então de onde vieram?
O chifre de cabra pode ter vindo do Deus grego Pã, que era muito temido por todos que precisavam atravessar florestas e bosques, especialmente quando estas travessias eram durante a noite. As trevas e a solidão acabavam fazendo com que as pessoas ficassem aterrorizadas, com muito medo súbito e sem explicação aparente, e acabavam associando esse medo ao deus Pã (“pânico”). A forquilha pode ser o tridente de Poseidon. A cor pode vir do grande dragão vermelho, descrito no livro do Apocalipse. Mas estas teorias são nada mais que palpites. Da mesma forma como falamos nos itens anteriores, ninguém realmente sabe. 
A ideia central seria de um ser andrógeno, ou pelo menos de aparência masculina, com traços normais, já que assim são apresentados os anjos na cultura hebraica. Outro detalhe seria de que ele poderia se personificar em quaisquer coisas, assim como fez no caso da serpente, para aqueles que acreditam nesta teoria.

O que é Satã para o islamismo?



No Islã, al-Shaytan (“o Satanás”) é um ser conhecido como Iblis. No Alcorão, Allah faz Adão de barro e ordena que os anjos se curvem à sua criação. Iblis, porém, se recusa a curvar-se, dizendo: “Eu sou melhor que ele; você me criou de fogo e ele de lama.” Allah se enraivece, mas concorda em adiar a punição enquanto Iblis tenta provar ele mesmo instigando os seres humanos a pecar. Os estudiosos ficam divididos sobre o que é realmente Iblis.
No Islamismo existem três categorias de seres: os anjos, os seres humanos e espíritos conhecidos como gênios, que eram feitos de fogo e que ganhavam o livre arbítrio. Por um lado, o Alcorão afirma que Allah comandou os anjos, incluindo Iblis, a curvar-se, o que sugere que ele é um anjo. Por outro lado, Iblis mostra o livre-arbítrio e diz que Deus fez ele do fogo, o que sugere que ele é um gênio. O assunto permanece em discussão.

O satanás islâmico estava certo?



Existe uma tradição interessante dentro do islamismo Sufi que sustenta que Iblis estava certo em desobedecer a Deus e não aceitar se curvar para Adão. Nessa visão, era errado que os anjos se prostrassem diante de alguém, exceto Allah. Apesar de Iblis ter desobedecido, ele teria feito por sua genuína submissão a Deus.
O Sufi Ahmad Ghazali, do século XI, declarou: “O céu proíbe que alguém cultue qualquer coisa, que não seja Allah… Este comando era um teste.” Ayn al-Qozat Hamadani escreveu que quando Deus ameaçou castiga-lo por sua desobediência, Iblis gritou: “Senhor, eu não te culto por tua misericórdia; não mantenho nenhuma condição para minha devoção”. Embora interessante, a ideia de al-Shaytan, de que Iblis foi o servo mais fiel de Deus, não se popularizou. Nem mesmo entre Sufis.

Qual sua conexão com o anticristo?



O novo testamento faz várias referências a um falso Messias próximo, chamado anticristo, entre outros nomes. Ambos os livros, tessalonicenses e apocalipse, associam o anticristo com Satanás, mas deixam claro que eles não são a mesma entidade. Então, qual é a conexão entre Satanás e o Anticristo? No período medieval, o modo de exibição sugeriu que o Anticristo era o oposto de Cristo, em todos os sentidos. Assim, como Cristo era o filho de Deus, gerado por uma virgem, o Anticristo seria o filho de Satanás gerado por uma prostituta.
Isso parece ter sido baseado em uma interpretação literal da palavra “Anticristo”, mas a ideia ficou popular graças a filmes como A Profecia. No entanto, a ideia do Anticristo como filho de Satanás é rejeitada pelo cristianismo. Na verdade, não fica claro que as duas figuras têm alguma conexão, apesar de 2 Tessalonicenses dizer que a vinda do Anticristo é “provavelmente, um trabalho de Satanás.”

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos