Braquiossauro, O Dinossauro Girafa

18:44



Os seres pré-históricos viveram na terra por milhões de anos, sendo que a classe dominante por maior tempo foi a dos grandes répteis, terrestres e aquáticos.

No capitulo de hoje, vamos conhecer amigável pescoçudo, Braquiossaurus

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia 

Ordem: Saurischia 

Subordem: Sauropoda 



1) Quem é?

Este grandalhão é o braquiossauro, palavra que significa "Lagarto com Braços", porque suas pernas dianteiras eram mais longas que as pernas traseiras.
Foi um dos maiores e mais pesados dinossauros que já existiu. Media 25m de comprimento, 12m de altura e chegava a pesar entre 56 e 62 toneladas. Possuía mandíbulas fortes e dentes afiados. As patas tinham dedos curtos e grossos. Suas pernas eram muito fortes para poder suportar seu peso.

Outra coisa que caracteriza esse tipo de dinossauro é o seu pescoço muito longo que faz com que ele se assemelhe a uma girafa. Os paleontólogos acreditaram por muitos anos que essa era a maior espécie de saurópode já existente. Hoje em dia, porém, existem provas de que outros animais eram bem maiores e mais pesados do que ele.



2) De Onde Veio?

Tentando achar mais fósseis para o esqueleto do seu brontossauro, o paleontólogo Othniel Marsh descobriu, em 1883, o primeiro crânio de um braquiossauro no Colorado, Estados Unidos. Ele sabia que o osso encontrado não era o que procurava, mas o guardou para que pudesse ser estudado e, posteriormente, ser classificado.

Em 1900, na mesma região, Elmer Riggs achou o primeiro esqueleto parcial de uma espécie até então desconhecida. Ele nomeou como Brachiosaurus três anos depois de sua descoberta. Então, em 1998, paleontólogos associaram o crânio encontrado por Marsh à espécie recém-vista. E foi assim que começaram os estudos sobre ela.
Depois disso, muitos outros restos mortais do tal dinossauro que se assemelhava a uma girafa foram encontrados em vários locais, principalmente na América do Norte. Utah, Oklahoma, Wyoming e Colorado são os estados norte-americanos nos quais existe uma grande probabilidade de se encontrar fósseis de braquiossauros.


3) Comportamento


Comia por dia 1500kg de folhas e brotos das partes mais altas das árvores, onde somente seu pescoço de 10m de altura era capaz de alcançar.

Para maior segurança, esses dóceis gigantes viviam em grupos enquanto se alimentavam pacificamente entre altas árvores.

Os paleontólogos acreditam que eles não conseguiam se elevar sobre os membros inferiores — como foi apresentado no filme "Jurassic Park".

Alguns paleontólogos acreditam que esse dinossauro vivia na água, principalmente por causa da sua narina que estava localizada no topo da sua cabeça. Outros dizem que, por causa das bolsas de ar encontradas em seu corpo, eles seriam bastante instáveis se ficassem em águas profundas, e tudo isso gera muito debate entre os especialistas.

Um estudo de 2014 publicado no Journal of Theoretical Biology afirmou que os braquiossauros e outros saurópodes preferiam terra plana e precisavam escalar montanhas e fazer longas caminhadas para gastar energia, segundo David Wilkinson, biológo da Liverpool John Moores University, no Reino Unido. E é nisso que os pesquisadores têm acreditado até agora.
Várias pesquisas e estudos sobre a alimentação dessa espécie de dinossauros foram feitos e um deles foi publicado, em 2008, na Proceeding of the Royal Society B, mostrando que os saurópodes adultos, incluindo os braquiossauros, se alimentavam principalmente de árvores coníferas, gingkoes e cicadáceas. Ou seja, eles eram herbívoros.

Essa mesma análise concluiu que esses animais tinham que comer aproximadamente 400 quilos de vegetação seca todos os dias para ter energia suficiente em seus corpos gigantes. Os seus dentes tinham o formato ideal — na forma de uma colher — para remover as folhas sem quebrar grandes pedaços de plantas.
Com o passar do tempo — e à medida que a vegetação de uma área específica ia ficando mais escassa — os braquiossauros costumavam viajar em grupos para outras áreas nas quais pudessem encontrar plantas em abundância. Assim sendo, se descobriu que esses dinossauros costumavam vivem em bandos para se defenderem o tempo todo.
Suas unhas afiadas faziam com que os dinossauros carnívoros mantivessem certa distância dos braquiossauros. Mas eles tinham tempo para se afastar: eles avistavam os predadores a muitos quilômetros de distância (graças à sua altura) e fugiam, já que não eram muito rápidos, se deslocavam de 19 a 31 quilômetros por hora.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos