FATOS E CURIOSIDADES SOBRE URANO

19:21

Além de saber que Urano é um dos 8 planetas que fazem parte do Sistema Solar, o que mais você sabe sobre esse “vizinho” distante da Terra? Pois, apesar de ele ser visível a olho nu aqui da superfície, Urano só foi descoberto mesmo — e totalmente por acaso — em 1781, graças aos bons olhos do astrônomo William Herschel.


"Mutilação de Urano por Saturno", por Giorgio Vasari e Cristofano Gherardi



Segundo Charles Choi do site SPACE.com, até então se acreditava que esse astro era apenas mais uma estrela no firmamento, e Herschel tropeçou com ele enquanto vasculhava o céu em busca de estrelas 10 vezes menos brilhantes do que aquelas que conseguimos ver sem a ajuda de equipamentos. O nome foi inspirado no deus grego do céu “Ouranos” — pai de Cronos e avô de Zeus —, e Urano é único planeta que não foi batizado com o nome de um deus romano.
Mas antes de ser nomeado oficialmente, outros nomes foram considerados — como Minerva, Oceanus, Hypercronius, Astrea e Cybele —, e Herschel chegou a sugerir que o planeta fosse chamado “Georgium Sidus” ou “Planeta Georgiano” em homenagem ao Rei George III da Inglaterra. Quem decidiu que o astro deveria ser batizado de Urano foi o astrônomo alemão Johan Bode, o primeiro a detalhar a órbita do planeta.

Esfera gigante


Comparação entre o tamanho da Terra e o de Urano


Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar — a partir do Sol — e fica a 2.870.972.200 de quilômetros de distância da nossa estrela. Além disso, ele é o terceiro maior planeta e o quarto com maior massa e, basicamente, pode ser descrito como uma esfera gigantesca de líquido e gás. Aproximadamente 80% da massa de Urano é composta por uma mistura fluida de gelos de metano, água e amônia, e em sua atmosfera também é possível encontrar hidrogênio e hélio.

Com respeito ao núcleo, acredita-se que ele seja rochoso e que tenha mais ou menos o tamanho da Terra, e Urano conta com a configuração planetária mais curiosa do sistema solar. Isso porque ele conta com um eixo de rotação que fica inclinado para o lado, o que faz com que seus polos fiquem situados onde normalmente se encontra o equador dos demais planetas.

Clima maluco



Urano orbita ao redor do Sol “de ladinho”, com o eixo de seu giro apontando quase que diretamente para a estrela. Essa estranha configuração faz com que o planeta apresente estações do ano pra lá de extremas e com duração de cerca de 20 anos cada uma. Além disso, cada ano de Urano corresponde a 84 anos terrestres, o que significa que o planeta leva mais de 30 mil dias terrestres para completar uma volta ao redor do Sol.
Aliás, durante esses 84 anos, cada polo fica apontado para o Sol por 42 anos, ficando outros 42 em completa escuridão. Portanto, não é de se estranhar que Urano tenha a atmosfera mais fria do Sistema Solar, com temperaturas mínimas que chegam a – 224 °C!
E isso não é tudo: quando os raios solares atingem as regiões que permaneceram na escuridão por muito tempo, ocorre um aquecimento da atmosfera que desencadeia a formação de tempestades monstruosas com ventos que podem alcançar os 900 quilômetros por hora.

“Adereços”



Se você pensa que Saturno é o único planeta do Sistema Solar a contar com belos anéis, saiba que Urano também possui dois conjuntos só para ele, somando um total de 13 anéis! O conjunto mais interno é composto principalmente por anéis mais finos e escuros, enquanto o mais externo é formado por dois anéis coloridos, um azul e o outro vermelho.



além disso, Urano possui — até onde se sabe — 27 luas e, em vez de terem recebido nomes inspirados em divindades da mitologia grega ou romana como de costume, elas foram batizadas com nomes de personagens criados por Willian Shakespeare e Alexander Pope, como Miranda, Oberon, Puck e Ariel. A maioria consiste em astros congelados com superfícies escuras, com exceção de Miranda, que possui cânions de gelo e encostas em seu terreno.

Mais curiosidades:

  • Urano foi o primeiro planeta do Sistema Solar a ser descoberto com a ajuda de um telescópio;
  • Urano completa um volta em torno de seu próprio eixo a cada 17 horas e 14 minutos, e sua rotação ocorre de leste a oeste, ou seja, no sentido contrário da maioria dos demais planetas do Sistema Solar

  • A velocidade orbital de Urano é de 6,6 quilômetros por segundo;
  • Os 13 anéis que compõem os dois conjuntos que circundam Urano são identificados por números e símbolos gregos como α, β, η, γ, δ e λ;

  • Urano é o segundo planeta menos denso do Sistema Solar, vindo depois apenas de Saturno;
  • A única espaçonave a voar próximo a Urano foi a Voyager 2 da NASA que, em 1986, passou a 81,5 mil quilômetros de distância do planeta.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos