Como era o treinamento de um ninja?

00:05

Entre os séculos 15 e 17, os “shinobi” – algo como “ladrão” em japonês – praticavam camuflagem, sabotagem e assassinato no meio do mato. Eles viviam em vilas nas montanhas, onde podiam treinar discretamente. “Havia grandes clãs de guerreiros, e as técnicas eram passadas de geração a geração dentro da mesma família”, afirma Stephen Turnbull, especialista em história militar do Japão. Era comum que os ninjas – termo que pegou no Ocidente por ser mais fácil de pronunciar – fossem contratados por um senhor feudal para matar rivais sem levantar suspeitas. E foi assim que esses guerreiros sobreviveram por 200 anos. A partir do século 19, começaram a surgir lendas a respeito desses espiões nipônicos – eles teriam sido capazes de voar, andar sobre as águas e se tornar invisíveis. Foi essa versão que o cinema adotou.




TRABALHO SECRETO
Desde cedo, o ninja era preparado para agir infiltrado, realizar atentados e, diz a lenda, controlar a natureza
ESCALADA LIGEIRA
Os ninjas eram mestres em
 subir muros altos de forma ágil e silenciosa. Eles se apoiavam uns nos outros ou usavam pedaços de bambu ligado por uma corda (“kunai”). O aparelho era flexível, mas travava ao ser esticado. Eles também andavam sobre a água com pés fincados em baldes e improvisando remos com pedaços de madeira.
RESPEITO AOS MAIS VELHOS
Veteranos planejavam as missões para os jovens executarem eram passadas de geração a geração dentro da mesma família”, afirma Stephen Turnbull, especialista em história militar do Japão. Era comum que os ninjas – termo que pegou no Ocidente por ser mais fácil de pronunciar – fossem contratados por um senhor feudal para matar rivais sem levantar suspeitas. E foi assim que esses guerreiros sobreviveram por 200 anos. A partir do século 19, começaram a surgir lendas a respeito desses espiões nipônicos – eles teriam sido capazes de voar, andar sobre as águas e se tornar invisíveis. Foi essa versão que o cinema adotou.

GENIN
Os aprendizes eram adolescentes e jovens, que treinavam desde que eram crianças. Praticavam
a s ações mais simples de disfarce e auxiliavam os ninjas mais velhos em invasões
e batalhas.
CHUNIN
Treinados pelos jonins, lideravam as ações mais difíceis e treinavam os aprendizes (genins). Chefiavam as missões e eram responsáveis por executar a estratégia dos jonins.
JONIN
Eram os mais experientes. Treinavam
os lutadores
 de ponta e supervisionavam as aulas dadas aos jovens. Planejavam invasões e ataques, mas raramente se envolviam nas missões.

FONTES Ninja: Spirit of the Shadow Warrior, de Stephen K. Hayes, Bill Griffeth e Gregory Lee, e Ninja, The Shadow Warrior, de Joel Levy

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos