SERÁ QUE EXISTE ÁGUA NA LUA?

09:45


Estamos sempre procurando vestígios de água e de vida em outros planetas, mas será que existe água em nosso próprio satélite, a lua?
A resposta mais óbvia seria não. A Lua praticamente não tem atmosfera e a temperatura na superfície lunar pode chegar aos 123 graus Celsius durante um dia lunar, o suficiente para ferver qualquer liquido, caso a Lua tivesse uma atmosfera como a Terra.Só para termos uma base, um dia lunar equivale a aproximadamente duas semanas terrestres, faz sentido que, durante décadas, os cientistas tenham assumido que a Lua estava completamente seca.
Isso porque a gravidade da Lua é fraca, apenas 1/6 da gravidade da Terra, o que significa que ela não pode segurar moléculas que movem rápido, como as da água. Qualquer coisa mais rápida do que 2,4 quilômetros por segundo, que é a velocidade de escape da Lua, se perde.
Amostras recolhidas durante as missões Apollo continham realmente traços de água, mas os selos dos recipientes que continham as amostras estavam danificados pela poeira lunar, e por isso os cientistas achavam que os traços eram apenas contaminação terrestre em vez da água real da Lua.
Mas em 2009, pesquisadores intencionalmente fizeram parte de um foguete cair na superfície da Lua, fazendo uma cratera de impacto de 25 metros de largura e 4 metros de profundidade, o que causou uma explosão de 10 mil toneladas de material no espaço.
Metade desse material ejetado por conta da explosão, subiu alto o suficiente para ser iluminado pelo Sol, o que permitiu que câmeras em uma nave espacial em órbita procurassem linhas de emissão de água.
Surpreendentemente, os pesquisadores descobriram que 5,6% da massa ejetada no espaço era na verdade água.

Então, como isso é possível?

Para responder a isso, você só precisa olhar para onde o foguete caiu – em uma das crateras permanentemente escuras perto dos pólos da Lua.
Essas regiões são alguns dos lugares mais frios do Sistema Solar, mais frios ainda que a superfície de Plutão. Eles podem atingir -249 graus Celsius, o que significa que estas regiões são armadilhas geladas onde a água permanece congelada em cristais de gelo.

Mas de onde vem a água?

Na verdade, a água da Lua vem de três fontes diferentes: em primeiro lugar, de cometas e asteroides que atingiram a Lua ao longo do tempo. Depois, tem a água que veio do núcleo da Lua quando ainda era vulcânico, e ficou presa em minúsculas contas de vidro.
E por último, não menos importante, exite a água que está realmente sendo criada na superfície da Lua a partir da reação entre oxigênio e hidrogênio.
O oxigênio compõe 45% da superfície lunar, principalmente ligada em óxido de minerais, e o hidrogênio livre é fornecido pelos ventos solares que estão constantemente bombardeando a superfície da Lua. Então os cientistas agora sabem que o nosso satélite está longe de ser um lugar seco.

Mas o que isso significa para o futuro da exploração espacial?

Isso significa que futuras missões podem tomar vantagem deste recurso valioso. Não só para os colonos Lunares beberem e cultivarem plantas e alimentos, mas também para a transformação em combustível de foguete. Se você pode fazer seu próprio combustível de foguete na Lua, isso reduz drasticamente os desafios e custos de viagens espaciais.
Por um longo tempo nós costumávamos pensar que a Lua estava completamente seca. Mas agora sabemos que a hipótese de haver água estava correta.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos