Velociraptor, O Vilão dos Parques Jurássicos

21:08



Os seres pré-históricos viveram na terra por milhões de anos, sendo que a classe dominante por maior tempo foi a dos grandes répteis, terrestres e aquáticos.

No capitulo de hoje, vamos conhecer o maior oportunista de todos, Velociraptors



Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia 

Ordem: Saurischia 

Subordem: Theropoda



1) Quem é?



De acordo com Henry, o nome da espécie foi resultado da junção de duas palavras em latim: “velox” (rápido) e “raptor” (ladrão), como uma breve descrição de sua agilidade e dieta carnívora. Além disso, antes de chegar ao nome final, o bicho iria ser chamado de Ovoraptor djadochtari, mas a ideia foi deixada de lado.
De acordo com os especialistas de plantão, existiram duas variações de Velociraptors: V. mongoliensis V. osmolskae, mas a segunda foi descoberta apenas em 2008, devido a um crânio encontrado em terras chinesas — precisamente na Mongólia.
A espécie era bem semelhante ao Deinonychus e Achillobator (Dromaeossaurídeos), mas com o tamanho menor, podendo chegar somente a dois metros de comprimento e 50 centímetros de altura. Com isso, seu peso não era enorme: variava entre sete e 15 kg — bem diferente da forma em que ele foi retratado nos estúdios de HolyWood.
Em 1999, pesquisas mostradas no jornal “Acta Palaeontologica Polonica” revelaram que o crânio da espécie era longo e baixo, medindo cerca de 25 cm de comprimento. Além disso, tinha uma superfície côncava e o fundo convexo, com o nariz voltado para cima — diferente de outros tipos de Dromaeossaurídeos que pisaram na Terra.
Velociraptors Atacando

A boca do Velociraptor era perigosa e ágil, e suas mandíbulas (inferior e superior) tinham cerca de 26 a 28 dentes cada uma. Como a borda de cada dente era bastante serrilhada e sua cauda trazia muita agilidade locomotora — especialmente na hora de pular ou correr em altas velocidades —, capturar presas rápidas não era problema nenhum para a criatura.
Por fim, de acordo com a revista PLOS ONE, as mãos da espécie traziam três garras curvas em cada uma, além de possuir uma garra em forma de foice no segundo dedo de cada pé — similar as aves modernas de rapina.
De acordo com alguns especialistas, os ancestrais do Velociraptor tinham penas e eram capazes de voar. Em setembro de 2007, pesquisadores descobriram alguns “pinos” de pena no antebraço de um raptor. Esses desníveis mostram onde as penas ficavam, indicando que a espécie também tinha penas.

2) De Onde Veio?

Só para você tomar nota, saiba que o primeiro fóssil da espécie foi encontrado por Peter Kaisen, em uma expedição do Museu Americano de História Natural ao deserto de Gobi — que encobre as regiões sul da Mongólia e a parte norte da China — em 1923. Já o tipo Velociraptor mongoliensis foi descoberto apenas em Djadochta (Djadokhta), na província de Ömnögovi, na Mongólia.


Velociraptor com penugem e penas desenvolvidas...


3) Comportamento

Como a dedução é de que a espécie tinha sangue quente, supõe-se que ele devia necessitar de grandes quantidades de carne para ter energia em suas caçadas. De acordo com David Hone, paleontólogo do Queen Mary University of London, eles também se alimentavam de insetos, anfíbios, répteis, mamíferos e dinossauros menores (Protoceratops e Pterossauro Azhdarchídeo eram alguns deles) — um banquete completo.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos