O que é a Teoria da Relatividade?

13:36



É a junção de dois estudos do alemão Albert Einstein: Teoria da Relatividade Restrita, de 1905, e a teoria da relatividade geral, de 1915. Além de estabelecerem relações entre massa e a energia de um corpo, elas explicam que tempo e espaço são relativos, dependendo do ponto de vista do observador.
“Isso mudou a forma como a ciência enxergava o mundo”, afirma o físico Manoel Robilotta, da USP. “Desde 1650, a teoria regente era a da Mecânica Newtoniana, de Isaac Newton. Einstein quebrou algumas dessas propostas.” Por isso, a Teoria da relatividade é considerada a mais importante contribuição científica do século 20.
A CHAVE DO UNIVERSO
Ideias de Einstein reformularam o que se entendia de tempo e espaço
Cheio de Energia
A Teoria da Relatividade Restrita, de 1905, estabeleceu que a energia (E) de um corpo corresponde à sua massa (m) multiplicada pela velocidade da luz (cerca de 300 milhões de metros por segundo) ao quadrado (c²). Por exemplo: para saber quanta energia vale o seu PS3, basta aplicar sua massa (3 kg) na fórmula E=MC²
Tudo é relativo
Outra conclusão da Teoria Restrita é que o tempo passa mais devagar num objeto que se desloca em grande velocidade. O exemplo clássico é a hipótese do astronauta que viaja espaço afora. Quando retornar à terra, seus amigos terão envelhecido, mas, para ele, poucos anos terão se passado. A noção de tempo, portanto, é relativa.
Cosmos em revolução
Já para a Teoria da Relatividade Geral, Einstein propôs, em cima da mecânica de Isaac Newton, o princípio da relatividade do movimento para sistemas com campos gravitacionais. Hoje, essa teoria é base de toda a cosmologia moderna, explicando a constante expansão do nosso Universo e até os buracos negros.
Regras da Atração
Enquanto Isaac Newton concluiu que massa atraía massa ( supostamente, após uma maçã cair em sua cabeça), Einstein conseguiu provar com equações matemáticas que o que realmente rola é energia atraindo energia. O físico observou que a gravidade atraía até mesmo a luz, que não tem massa, mas tem energia.
A Origem da Vida
A teoria de Einstein também explica como o Sol funciona. Ele transforma matéria em energia constantemente, como uma enorme bomba atômica. “Por consequência, a relatividade também está na raiz de toda a vida na Terra”, diz Adilson José da Silva, chefe do departamento de física matemática do Instituto de Física da USP.
Você está aqui
A relação entre energia e matéria descoberta pelo alemão está em muitas das tecnologias eletrônicas atuais. O GPS, por exemplo, se comunica com um satélite em órbita, que está sempre se movimentando. Então, é necessário aplicar leis da relatividade para corrigir cálculos e definir seu posicionamento com maior precisão.
LONGE DE CASA
Gênio teve de fugir do nazismo
Nascido em Ulm, na Alemanha, em 1879, Albert Einstein teve uma vida atribulada. Ganhou o prêmio Nobel de Física de 1921 e, 12 anos depois, teve de fugir da Alemanha nazista (ele era judeu, embora não praticante). Exilou-se nos EUA, morando numa modesta casa em Princeton, em Nova Jersey, e lecionou na Universidade de Princeton até falecer, em 1955.

Fontes Documentário The Elegant Universe, da PBS
Consultoria Manoel Robilotta, professor do departamento de física nuclear da USP, e Adilson José da Silva, chefe do departamento de física matemática do Instituto de Física da USP

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos