Qual a origem das regras de etiqueta à mesa?

12:47

Desde a era dos faraós egípcios até o Império Romano, os poderosos exigiam regras de tratamento que os diferenciassem dos escravos e dos pobres. Assim teria surgido o conceito da “etiqueta”, um costume que ganhou força na corte francesa de Luís XIV.



O termo teria aparecido nessa época, quando era comum “etiquetar”(identificar) os visitantes de acordo com o sobrenome e o título de nobreza. Há também os que defendem que “étiquette”, em francês, vem de “ethos”(“ética”, em grego) – um sinônimo de respeito e reflexão sobre os pequenos atos cotidianos. Mas foi só no século 15, durante a Renascença, que as regras foram colocadas em prática para separar os nobres “legítimos” dos recém-enriquecidos burgueses.

SE COMPORTA, MENINO!
Saiba onde surgiram (e como cumprir) as regras da elegência.
1. Lenço antissujeira
A origem do guardanapo é incerta, mas acredita-se que foi criado por Leonardo da Vinci no século 15, época em que era serviçal de cozinha. A ideia era utilizá-lo no colo para não sujar os trajes – e o costume persiste até hoje. Use-o para limpar a boca entre uma garfada e a bebida e, quando se levantar, coloque-o de volta à mesa, do lado esquerdo.
2. Cura-canhoto
Os talheres ficam enfileirados – garfos à esquerda, facas à direita. Se há vários deles, é sinal de que a refeição terá muitas fases (entrada, prato principal etc.). Comece a usá-los de fora para dentro, em relação ao prato. O costume surgiu como forma de obrigar todos a serem destros, já que, até o século 19, o canhoto não era bem-visto pela sociedade.
3. Boca santo
Na Antiguidade, o sommelièrei provava todos os alimentos da realeza para checar se não havia veneno. O título vem da palavra em provençal antigo para “encarregado” – aquele que despachava mercadorias. Hoje, está mais ligado aos vinhos. Ele deve servir primeiro as mulheres e depois os homens, a partir do mais velho. Quem escolheu o vinho é sempre o último.
4. A forma define a função
A fileira de copos à mesa surgiu no início do século 20 com uma família de vidreiros, a Riedel. Eles aperfeiçoaram seus produtos segundo certas características. As taças menores mantêm o frescor de líquidos frios, por exemplo. Nos copos de fundo curvo, dá para sentir melhor os aromas, já que a bebida cai com mais leveza e preenche a taça em circunferência.
EM PRATOS LIMPOS
Uso de diferentes louças é um hábito russo.
Até o século 19, a comida era servida de uma só vez, demonstrando fartura. Mas o alimento perdia temperatura à mesa. Em 1810, um príncipe russo apresentou à corte francesa o serviço com um prato por vez. A ideia foi consolidada pelo grande cozinheiro Carême, em 1833, servidor dos imperadores e até de Napoleão. Confira os diferentes tipos de louças:
1. De pão – Também conhecido como prato de manteiga ou sobremesa, é nele que se serve o pão.
2. Sousplat – Grande e raso, para proteção e decoração.
3. Raso – Para a refeição principal (carnes, peixes, massas e saladas).
4. Fundo – Para sopas e massas recheadas com molho.

OGRO SOB CONTROLE
Mais dicas para fazer bonito num jantar chique.
– Só comece a comer quando todos estiverem servidos.
– Não fale alto nem gesticule demais.
– Não coloque os cotovelos na mesa.
– Ao terminar, coloque os talheres sobre o prato, à direita, com a serra da faca apontando para dentro e o garfo virado para baixo.
– Não empurre o prato.
– Não palite os dentes.
– A faca deve ser usada com a mão direita. A maior, com serra, é usada para o prato principal (geralmente, carne). A pequena é para peixes.
– A colher surgiu há mais de 20 mil anos. Na mesa, basta uma de sopa (primeiro prato a ser servido). Ela fica ao lado das facas.
– Introduzindo na França em 1540 por Catarina de Médici, o garfo se tornou um sucesso por diferenciar ricos de pobres, que comiam com a mão.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos