13 mentiras absurdas que você aprendeu na escola

18:21

O período escolar, se não “a”, é uma das épocas mais felizes de nossas vidas. A descoberta do mundo, dos mais variados assuntos. O convívio com os colegas, professores, amigos, etc. Tudo isso faz parte do crescimento intelectual e pessoal de todos nós. Infelizmente, só viemos a perceber o quão bom e importante é depois que já estamos no final ou, até mesmo, quando saímos da vida escolar. Isso quando percebemos.
A bem da verdade é que muitas pessoas, mesmo as que passaram por certas dificuldades, se lembram de sua infância/adolescência como um período de grandes descobertas, conhecimento, mudanças e, por mais que nem tão boas assim, as memórias trazem um certo “conforto”. A questão é que, nem sempre aquilo que aprendemos e levamos para nossas vidas são realmente verdades.
Por vezes podem ser apenas falta de conhecimento ou atualização de conhecimento. É de extrema importância lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se refere àquelas pessoas que se identificarem.

1 – Não existem “lados” esquerdo e direito do cérebro



Não muito tempo atrás, os cientistas acreditavam que não havia diferença entre os lados esquerdo e direito do cérebro. Mas, agora já sabemos que isso é um fato. E, eles serem diferentes, quer dizer o quê? Bem, de acordo com sua personalidade é possível presumir qual lado do cérebro é mais ativo.
O lado esquerdo do cérebro é mais dominantes nos indivíduos que utilizam a lógica, são pessoas analíticas, precisas e razoáveis. Já o lado direito, é oposto, é mais utilizado pelas pessoas criativas, emocionais, vivas e sensíveis. Mas, na maioria das vezes, os dois lados trabalham ao mesmo tempo, por isso, não se surpreenda se você encontrar qualidades que lhe servem de ambos lados.
Outro detalhe importante sobre essa diferença está na influência que seu sexo exerce sobre as regiões do cérebro, em determinados momentos. A tendência é que o lado esquerdo seja mais predominante nos homens, enquanto o direito, nas mulheres.

2 – Você tem apenas cinco sentidos



Na primeira etapa do ensino fundamental é muito comum ouvirmos falar sobre os cinco sentidos que cada pessoa saudável possui. Mas, na verdade, as pessoas têm pelo menos vinte sentidos diferentes, como por exemplo a fome, o equilíbrio, a temperatura, a sede, etc.
Por que muitas pessoas não ouvem sobre isso na escola? A resposta para essa pergunta se dá pelo fato de que pesquisas sobre esses sentidos são muito mais difíceis e, muitas vezes, exigem métodos altamente modernos, que não haviam até poucos anos atrás.
Na verdade, até hoje, não temos tecnologias boas o suficiente para descobrirmos detalhes sobre os sentidos. Mas, o mais importante é que a escola é um lugar onde as pessoas aprendem coisas básicas sobre ciências afinal, nem todo mundo está interessado em aprender sobre o corpo humano.

3 – Estrelas queimam




O processo de combustão só poderá acontecer se existir oxigênio na atmosfera. Se não, essa queima pode não acontecer. As estrelas emitem luz e calor por meio da fusão de partículas atômicas, para converter matéria em energia. De qualquer maneira, em determinado momento elas “explodem”, criando novos corpos cósmicos.
Planetas, satélites, lixo cósmico e, até mesmo, novas estrelas, se formam a partir de uma dessas explosões. Em alguns casos, como as estrelas que são, pelo menos, dez vezes maiores que o Sol, acabam se tornando buracos negros e “sugam” tudo aquilo que está ao seu redor. Mas, isso acontece raramente, a maioria das estrelas são demasiadamente pequenas para se transformarem em buracos negros.

4 – Você precisa comer carne entre uma e três vezes por semana



Há muitos estudos que nos dizem para comer menos carne, uma vez que ajuda na prevenção de doenças e permite viver uma vida mais longa e feliz. No entanto, se você opta por comer carnes de alta qualidade, está passível de viver tanto ou até mais que os vegetarianos e veganos.
Por exemplo, no norte do Canadá, ainda existem pessoas que continuam as tradições de viver longe da civilização. E como eles fazem para sobreviver ao frio? Bem, costumam construir pequenas casas de blocos de gelo e adquirem uma dieta baseada em carne saudável.
Essa alimentação lhes permitem viver pelo menos 80 anos, e não passam por situações de doenças, como as cardíacas, níveis elevados de colesterol ou câncer. Isso acontece porque essas pessoas caçam e comem apenas animais selvagens, sendo carne de alta qualidade.

5 – Einstein foi um péssimo matemático



Alguns professores, na tentativa de incentivar os alunas, dizem que Albert Einstein não era tão bom assim em sua época escolar. Embora seja verdade que ele tivesse dificuldade em algumas matérias, era um grande matemático. Antes dos doze anos ele já sabia, sobre matemática, muito mais que a maioria dos adultos que conhecemos.
Além disso, era tão curioso e tão avançado nessa matéria que quis deixar a escola para poder se dedicar aos estudos matemáticos. Para ajudá-lo, seus pais lhe compraram um monte de livros para que ele desenvolvesse suas habilidades. Esse mito se tornou popular devido ao fato de que, antes de entrar na escola, Einstein teve problemas para começar a falar.

6 – Nós evoluímos dos Chimpanzés



Alguns cientistas descobriram ossos e peças que evidenciam a semelhança entre seres parecidos com os chimpanzés e humanos. No entanto, não é o suficiente para afirmar definitivamente que a raça humana é uma evolução dos chimpanzés. Podemos ser descendentes de espécies diferentes, como orangotangos ou gorilas.
Ou mesmo, a partir de qualquer outro tipo de organismo. Devido a este fato, alguns cientistas acreditam que alienígenas vieram para a Terra e alteraram nossa evolução. Alterações de DNA, controle de comportamento e, talvez, até mesmo ensinando conhecimentos úteis para a sobrevivência, são coisas que E.T.s poderiam ter feito.

7 – O Cavalo de Tróia é real



O mito diz que após dez anos de guerra entre Gregos e Troianos, cansados de lutar, os Gregos começaram a perder sua vontade de vencer. A guerra demorara muito mais tempo do que haviam imaginado e, muitos guerreiros morreram e/ou perderam suas famílias.
Dessa forma, o mito vai um pouco mais longe e detalha a estratégia dos Gregos para o ataque surpresa, se escondendo dentro do Cavalo de Tróia. Esse cavalo foi dado aos Troianos como um selo de paz. Quando dentro dos portões de Tróia, à noite, os Gregos saíram do cavalo, abriram os portões da cidade e a atacaram, enfim, ganhando a guerra.
O problema não é a história em si mas, o cavalo. Não há evidências reais de que esse cavalo tenha existido. Muitos historiadores acreditam que era apenas um aríete (máquina de guerra com que se derrubavam as muralhas ou as portas das cidades sitiadas).

8 – A Muralha da China pode ser vista do espaço



Não importa a popularidade da Grande Muralha da China, ela não pode ser vista do espaço. A menos que você use tecnologias altamente aprimoradas. Essa visão não é possível porquê, apesar de sua extensão ser de mais ou menos nove mil quilômetros, possui apenas dez metros de largura, o que a torna muito estreita para ser vista do espaço.
Além disso, tanto a NASA quanto astronautas Chineses já afirmaram que esse é um fato irreal. Para que objetos assim possam ser vistos do espaço é preciso que sejam grandes em largura e comprimento. Algo semelhante às Pirâmides de Gizé, só que numa escala muito maior.

9 – Os gases do Efeito Estufa apenas nos prejudicam



Você deve saber que os gases do Efeito Estufa são necessários para nós e outras espécies sobrevivermos. Sem eles, o clima da Terra seria muito frio, por isso, muitas espécies, e nós, morreríamos.
A única maneira de sobreviver, para nós, seria a utilização de todas as formas de calor imagináveis, como vulcões e fontes termais para aquecermos nosso ambiente. Mas, usando essas fontes de calor não seria possível a reprodução em grande escala, como temos hoje.
Então, viveríamos em pequenas vilas e cidades. Além do mais, a extração de recursos e expansão para novas áreas se tornaria uma tarefa muito mais difícil e perigosa.

10 – Você precisa beber oito copos de água por dia



O primeiro problema dessa sentença está no fato de existirem os mais diversos tipos e tamanhos de copos. Assim, qual a quantidade de água é a exata? Um copo pode ter capacidade de armazenar, por exemplo, entre cem e quinhentos mililitros. Fora isso, cada pessoa é diferente.
Sexo, peso, altura, genes, idade, são fatores que desempenham um papel importante para determinar a quantidade de água que cada pessoa precisa beber. Se um litro e meio por dia é a quantidade perfeita para uma mulher jovem e magra, para um fisiculturistas de trinta anos, isso seria um desastre.
Muitos nutricionistas esquecem de dizer que as crianças, entre seis e oito anos, raramente precisam de oito copos de água, pelo fato de se tornarem “muito hidratadas” podem ficar doentes. O que é um equívoco. A melhor maneira de saber a quantidade de água que deve beber é quando sentir a necessidade de beber.

11 – Cristóvão Colombo viajou para a América de propósito



Provavelmente você conheça Colombo o “descobridor das Américas”. O que, talvez, você não saiba é que exploração não foi o principal motivo pelo qual ele “decidiu” fazer uma viagem tão maluca. Naquela época, cada país queria se tornar mais poderoso, sendo detentor da maior quantidade de territórios possíveis.
Por isso, educar as pessoas, aumentar a produções, construir cidades bem protegidas e ir em busca de novas terras. Por isso, as viagens de Colombo foram exatamente para procurar territórios “inexplorados”, e não “sem querer” como muita gente ainda acredita.

12 – A Idade Média foi um desastre



A Idade Média é tristemente conhecida por ter sido a pior época da história mundial. Período de muitas doenças, pobreza sem fim, falta de conhecimento científico, guerras, desigualdades, entre tantas outras coisas ruins que faziam parte da vida diária.
A questão é que nem tudo foi ruim, muitos historiadores esquecem de dizer que nesse período houveram muitas coisas boas como obras literárias, artísticas e obras científicas, por exemplo. Os historiadores, raramente dizem que em todas as épocas as pessoas experienciaram grandes problemas.
Mudanças climáticas, falta de alimentos com qualidade, desmatamentos, são exemplos de problemas que até mesmo a tecnologia moderna e conhecimento científico possuem dificuldades de resolver.

13 – Adolf Hitler foi um gênio militar



Quando as pessoas pensam na Alemanha durante o período da Segunda Guerra Mundial, muitos acreditam que Hitler foi quem criou todas as táticas e decidiu cada ação. Na verdade, ele era apenas a figura principal em público e, raramente, tomava decisões importantes na guerra.
Se você não sabia, Hitler lutou na Primeira Guerra Mundial e só sobreviveu porque estava sempre se escondendo, enquanto outros soldados arriscavam suas vidas para salvá-lo.
Como Hitler era ruim com táticas, Herman Goering e Erwin Rommel, os principais generais, eram os responsáveis por decidir a maior parte das ações que a Alemanha deveria tomar. Quando Hitler tentava dar alguma ideia, logo era colocado de lado, porque a maioria, se não todas, eram péssimas.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Será que vocês acreditavam nessas mentiras? Ou já sabiam que se tratavam de equívocos? E as descrições? Se lembram de mais alguma mentira contada na escola que já fora desmentida? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos