15 COISAS SURPREENDENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR NA AMAZÔNIA

18:53

A Amazônia é linda e é a maior floresta tropical do mundo. Entretanto, em toda sua vastidão, escondem-se animais extremamente perigosos, que você nunca vai querer encontrar, bem como outras ameaças. Nessa lista você vai conhecer 15 coisas perigosas que você pode encontrar na Amazônia.

Sucuri-verde
Esta é uma cobra gigantesca que apesar de não ser venenosa é perigosíssima por conta de seu tamanho. Elas podem pesar de 29 a 70 kg’s, e alcançar um tamanho de até 5 metros. Elas se alimentam de vários animais, incluindo porcos, onças e até mesmo seres humanos, ocasionalmente. O lado bom da história é que uma vez alimentadas com um desses animais, elas não precisam comer por até um mês. Portanto, se você encontrar uma dessas, o jeito é torcer para que ela não esteja com fome.


 Piranha-vermelha
Você pode encontrar esse peixe “simpático” nas águas da Amazônia com bastante facilidade. Ao contrário do que muitos pensam, a menos que você esteja lidando com um cardume faminto, você pode até mesmo nadar com as piranhas.
A má fama das piranhas remete à visita do ex-presidente americano Theodore Roosevelt ao Brasil, em 1913. Na ocasião, em uma tentativa de impressionar o presidente, uma parte do rio foi bloqueada, fazendo com que as piranhas ficassem mortas de fome, e comessem qualquer coisa que aparecesse na frente. No caso, foi uma vaca, que foi atirada à sua sorte e acabou devorada pelos peixes.


Tarântula
As tarântulas encontradas na Amazônia estão entre as maiores do mundo, mas a boa notícia é que elas não costumam atacar seres humanos sem motivo. Entretanto, você não gostaria nem um pouco de ameaçá-las ou incomodá-las. Elas são venenosas, e sua mordida pode causar dores que duram dias. Além disso, as tarântulas podem arremessar pequenos “pelos” de fibra de vidro diretamente nos seus olhos. Esse é um dos mecanismos de defesa com o qual as tarântulas se defendem de ameaças.


Pirarucu
Esse é o maior peixe de água doce do mundo, e pode ser encontrado na Amazônia. Ele pode chegar a até 200kg, e mede cerca de 4,5 metros. Além do seu tamanho avantajado, esse animal se defende com escamas mineralizadas, que o protege de piranhas, por exemplo.
Curiosidade: Alguns coletes à prova de balas utilizam as escamas do piracuru, por conta da sua resistência. Outro detalhe curioso sobre esse peixe é que ele pode respirar fora da água – e é justamente desta forma que muitos pescadores caçam o animal.



11 – Centopeia Gigante da Amazônia
Tudo nessa centopeia é assustador. A começar pelo tamanho: essas criaturas podem alcançar 30 centímetros de comprimento. Elas se alimentam de ratos, pequenas cobras, sapos, pássaros e animais semelhantes. Novamente, o lado bom é que elas não costumam atacar seres humano, desde que não sejam provocadas. E você não vai querer provocá-las: o veneno dessas centopeias faz com que você sinta uma dor terrível, além de febre e fadiga.



10 – Tubarão-cabeça-chata
De acordo com alguns especialistas, esse tubarão é um dos mais perigosos do mundo, e é um dos únicos capazes de viver em água doce. Eles podem nadar distância incrivelmente longas, e alguns tubarões desse tipo já foram encontrados até mesmo nos Estados Unidos. O tubarão-cabeça-chata ainda não está ameaçado de extinção, mas infelizmente sofre com a caça predatória por parte de seres humanos, que buscam sua carne, óleo e escamas.


9 – Poraquê
Esses peixes podem alcançar quase 3 metros de comprimento, mas o mais curioso é que são capazes de liberar um choque elétrico quando querem atacar uma presa. A descarga pode chegar a 300-650 volts. Eles dificilmente o atacarão sem que sejam incomodados, mas você definitivamente não vai querer tentar a sorte se encontrar um desses. Os poraquês podem abater animais bem maiores, como crocodilos, por exemplo.


8 – Jacaré-açu
Esse é um dos maiores crocodilos encontrados na Amazônia, e pode chegar a 6 metros de comprimento. Trata-se de um dos maiores predadores de toda a floresta, e se alimenta de peixes, cervos, e demais animais de pequeno, médio ou grande porte. Não é incomum que animais desse tipo ataquem pessoas que atravessam o Rio Amazonas.


7 – Pacu
Esses animais podem ser assustadores, principalmente por possuírem dentes que se assemelham a dentes humanos. No entanto, eles se alimentam praticamente apenas de nozes e frutas. Eles atacarão um ser humano apenas para se defender, assim como a maioria das criaturas listas aqui. Uma curiosidade é que nos Estados Unidos você pode criar pacus em casa, como animais de estimação.


6 – Formiga cabo-verde
Tudo bem, “é apenas uma formiga”, você pode pensar. Você tem razão. Essas formigas podem não ter o poder de lhe matar, mas você sofrerá muito caso uma dessas criaturas decidir lhe atacar.
Algumas tribos locais costumam usar essas formigas em rituais de iniciação, onde os futuros guerreiros são obrigados a suportar a dor da picada desses insetos.


5 – Mafumeira
Essa árvore gigantesca presente na Amazônia pode alcançar até 10 metros de altitude, e de certa forma seu tronco se assemelha ao tronco de um ser humano. Por isso, algumas lendas da região contam que a Mafumeira é a protetora da floresta. Reza a lenda que se você cortar uma dessas árvores, elas se vingam. Pode ser apenas uma história antiga… mas não custa nada respeitar.


4 – Tribos indígenas
A floresta amazônica conta com pelo menos 400 tribos diferentes, e muitas jamais tiveram contato com o mundo exterior. Vivem até hoje com uma cultura completamente diferente da nossa. É injusto dizer que elas é que são perigosas, levando em consideração todo o mal que a civilização já causou aos indígenas, mas é valido ressaltar que o contato com as tribos pode ser prejudicial para os dois lados. Justamente por não terem contato com o mundo exterior, algumas tribos costumam atacar pessoas “estranhas” com arcos e flechas, temendo um possível confronto. Além disso, você pode colocá-los em risco até mesmo tentando ajudar. Alguns turistas, por exemplo, oferecem comida para os nativos, sem saber que esse contato direto com as pessoas da civilização pode transmitir doenças fatais aos indígenas, que não contam com a mesma imunidade que os demais seres humanos acostumados com a cidade.


3 – Dendrobatidae
Esse pode ser um dos menores animais da Amazônia, mas nem por isso ele é o mais fraco. Um singelo sapo como esse que você vê na foto tem veneno suficiente para matar de 10 a 20 seres humanos adultos.
Uma curiosidade é que se esses animais forem criados em cativeiro, eles não são letais. Isso porque seu veneno é adquirido a partir da dieta, baseada principalmente em formigas e centopeias.


2 – Jaguar
Os jaguares são os terceiros maiores felinos, atrás apenas de leões e tigres. Eles não têm medo de água, ao contrário dos outros felinos, e podem até mesmo nadar por algumas distâncias e atacar animais como tartarugas e peixes. Há relatos até mesmo de anacondas que foram devoradas por jaguares.
Caçados por seu pelo, já são considerados animais em extinção. Além da caça predatória, eles também perdem habitat por conta da poluição e ação humana.


1 – A Devastação Ecológica 
Algumas coisas citadas nessa lista realmente podem ser perigosas, mas nenhuma se compara com o poder destrutivo da ganância humana. Nós destruímos a floresta com queimadas, desmatamento e extração de minerais, e pouco a pouco estamos acabando com a natureza.
Por isso, se a natureza da Amazônia pode nos fazer algum mal, nós certamente já estamos fazendo muito mais para ela, e precisamos parar com isso imediatamente.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos