Ursos d’água, os seres capazes de sobreviver no espaço

21:00



Os ursos d’água (ou tardigrades) parecem normais. São animaizinhos que atingem 1 mm quando adultos, têm sistema digestivo, músculos, sistema nervoso, uma proteção externa (como a dos insetos), botam ovos (de 1 a 30 por vez) e têm até minúsculas garras (talvez por isso os chamam de urso).
Até aí, tudo certo. O absurdo começa quando tentamos matá-lo.
O que você faria pra acabar com a vida desse fofo bichinho?
“Tenta congelar!”
Ih, nem cócegas. Ele resiste a temperaturas de até -272ºC. (Pra quem não prestou atenção nas aulas de ciências, isso é um pouquinho acima do zero absoluto, a menor temperatura possível.)

“Então ferve. Geralmente funciona.”
Também não. Resistem a até 148ºC.
“E pressão? Põe bastante pressão no bichinho!”
Eles resistiriam à pressão de um fictício oceano de 60.000 m de profundidade. O ponto mais profundo dos oceanos deste planeta que habitamos está a apenas 11.000 m da superfície.
“Mas radiação ninguém supera!!! Frita o bicho!”
Ainda não, meu caro. Ursos d’água continuam vivos e reproduzindo depois de expostos a altos níveis de raios-x e ultravioleta. Além de aguentar mais de mil vezes o nível de radiação que mata seres humanos.
“Sério? Desisto… Sei lá como mata isso. Joga pro espaço.”
Bom, isso até que danifica um pouco o ursinho. Mas ele resiste! Mesmo no vácuo frio e cruel, mesmo com a radiação solar (que lá em cima é mil vezes mais forte que aqui na Terra), ele volta fofinho e sorridente. É o único animal que resiste a essas condições. (Líquens e bactérias também conseguem.)

O segredo dos ursos d’água é que eles podem desidratar quase completamente e entrar num estado de metabolismo pausado. Nesse estado, eles podem ficar “adormecidos” em forma de bolinha por milhares de anos e voltar a vida com uma simples gota de água. (Isso mesmo, milhares! Segundo essa fonte, um tardigrade já foi achado numa placa de gelo de 2.000 anos de idade e voltou à vida.)
E pra completar a coleção de talentos do animal: eles habitam várias regiões do planeta. Do ártico ao equador, do solo úmido à areia. Talvez alguns estejam na sua casa agora mesmo!

A grande questão é: sendo a evolução o resultado de uma seleção imposta pelo ambiente, por que esse animal resiste a temperaturas e situações que não existem aqui na Terra? Será que vieram de outro planeta? Outra galáxia?

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos