Ursos d’água, os seres capazes de sobreviver no espaço

21:00



Os ursos d’água (ou tardigrades) parecem normais. São animaizinhos que atingem 1 mm quando adultos, têm sistema digestivo, músculos, sistema nervoso, uma proteção externa (como a dos insetos), botam ovos (de 1 a 30 por vez) e têm até minúsculas garras (talvez por isso os chamam de urso).
Até aí, tudo certo. O absurdo começa quando tentamos matá-lo.
O que você faria pra acabar com a vida desse fofo bichinho?
“Tenta congelar!”
Ih, nem cócegas. Ele resiste a temperaturas de até -272ºC. (Pra quem não prestou atenção nas aulas de ciências, isso é um pouquinho acima do zero absoluto, a menor temperatura possível.)

“Então ferve. Geralmente funciona.”
Também não. Resistem a até 148ºC.
“E pressão? Põe bastante pressão no bichinho!”
Eles resistiriam à pressão de um fictício oceano de 60.000 m de profundidade. O ponto mais profundo dos oceanos deste planeta que habitamos está a apenas 11.000 m da superfície.
“Mas radiação ninguém supera!!! Frita o bicho!”
Ainda não, meu caro. Ursos d’água continuam vivos e reproduzindo depois de expostos a altos níveis de raios-x e ultravioleta. Além de aguentar mais de mil vezes o nível de radiação que mata seres humanos.
“Sério? Desisto… Sei lá como mata isso. Joga pro espaço.”
Bom, isso até que danifica um pouco o ursinho. Mas ele resiste! Mesmo no vácuo frio e cruel, mesmo com a radiação solar (que lá em cima é mil vezes mais forte que aqui na Terra), ele volta fofinho e sorridente. É o único animal que resiste a essas condições. (Líquens e bactérias também conseguem.)

O segredo dos ursos d’água é que eles podem desidratar quase completamente e entrar num estado de metabolismo pausado. Nesse estado, eles podem ficar “adormecidos” em forma de bolinha por milhares de anos e voltar a vida com uma simples gota de água. (Isso mesmo, milhares! Segundo essa fonte, um tardigrade já foi achado numa placa de gelo de 2.000 anos de idade e voltou à vida.)
E pra completar a coleção de talentos do animal: eles habitam várias regiões do planeta. Do ártico ao equador, do solo úmido à areia. Talvez alguns estejam na sua casa agora mesmo!

A grande questão é: sendo a evolução o resultado de uma seleção imposta pelo ambiente, por que esse animal resiste a temperaturas e situações que não existem aqui na Terra? Será que vieram de outro planeta? Outra galáxia?

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos