Onde estamos na Via Láctea?

16:57


Os astrônomos deduzem que estamos no meio de um dos braços da galáxia, a 30 mil anos-luz do núcleo, a meio caminho entre a borda e o centro. Os astrônomos só não cravam com certeza a nossa localização porque não temos uma “planta” exata da nossa galáxia. Exatamente por estarmos dentro dela, sabe-se bem menos sobre sua forma do que se sabe sobre as outras em nossa vizinhança. “Não existe uma fotografia da Via Láctea. O que a astronomia faz é deduzir a forma dela a partir das observações possíveis e de comparações com outras galáxias”, diz o astrônomo Rundsthen Vasques de Nader, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nestas páginas, mostramos uma representação de nossa galáxia feita pela agência espacial americana – a Nasa – e as principais informações sobre ela.

Nossa casa no bairro
Moramos na periferia: Terra fica a 30 mil anos-luz do centro da galáxia
TAMANHO
Nossa galáxia têm um diâmetro de 100 mil anos-luz. A galáxia de Andrômeda, por exemplo, tem a mesma forma e um pouco mais que o dobro do diâmetro total. As menores galáxias do Grupo Local (que a gente mostra nas páginas anteriores) possuem 500 anos-luz
TOTAL DE ESTRELAS
As estimativas mais recentes apontam que a Via Láctea possui cerca de 100 bilhões de estrelas. A olho nu, só conseguimos ver as que estão a no máximo 1 500 anos-luz de distância – o que não é nem 1% do total!
BRAÇOS
Do centro saem os braços da galáxia, que são regiões com menor concentração de estrelas, em geral mais jovens que as do centro. É nesta região que estão os “berçários estelares”, zonas propícias ao nascimento de estrelas
NÚCLEO
No centro da galáxia existe uma grande concentração de estrelas, a maioria com idade avançada (de 10 bilhões a 15 bilhões de anos). É a parte mais espessa da galáxia, com 6 mil anos-luz de altura
ESPIRAL BARRADA
A Via Láctea era classificada como uma galáxia espiral, mas novas observações mostraram uma barra no centro, de onde saem os braços. A partir daí, a Via Láctea entrou para a categoria das espirais barradas.
ÓRBITA
Todas as estrelas da Via Láctea giram ao redor do centro. Nosso Sol move-se a uma velocidade de 200 km/s. Para dar uma volta completa pela galáxia, ele leva 250 milhões de anos. Desde o surgimento da galáxia, há 13,7 bilhões de anos, ele deu apenas 54 voltas na Via Láctea!
SISTEMA SOLAR
O Sol é uma das estrelas do braço de Órion, também conhecido como braço local. Ele está a cerca de 30 mil anos-luz do centro da galáxia, mais ou menos no meio entre centro e borda.
Plano Galáctico 
Graças ao movimento de rotação da galáxia e às forças gravitacionais que atuam sobre ela, as estrelas mais distantes do centro achataram-se num plano, como o tampo de uma mesa. Os braços da Via Láctea estão alinhados nessa região denominada plano galáctico, que serve como referência para determinar a posição das outras galáxias do Universo.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos