Conheça o caso de Daiane Dornelles, a jovem que morreu vítima de anorexia

14:42

Anorexia e bulimia podem ser distúrbios alimentares muito “atraentes”, por prometerem o corpo perfeito, mas o que ocorre na verdade não é tão bonito assim: muitas meninas acabam ficando doentes e, às vezes, o pior chega a acontecer: crianças, adolescentes e jovens acabam perdendo a vida em busca de algo tão superficial.
Esse é o caso da jovem Daiane Dornelles: com 21 anos, ela sofria de anorexia nervosa e mostrava seu dia a dia nas redes sociais.
ENTENDA O CASO

Daiane Dornelles
Daiane Dornelles tinha 21 anos, morava no Rio Grande do Sul e adorava frequentar festas e baladas. Em seu Instagram, podemos ver o lifestyle da garota: sempre fazendo diversas mudanças em seu corpo, cada vez mais magra, e atraindo diversos elogios de homens e mulheres.
A rede social, assim como seu Twitter, servia como diário, onde Daiane postava fotos de sua “evolução”. Quanto mais emagrecia, mais seguidores e elogios conquistava nas redes sociais. Sua doença era tratada como sinônimo de beleza e perfeição.
A garota faleceu essa semana e, segundo relatos de amigos, o motivo foi a complicação da anorexia (que deixa o corpo superfrágil) e, em virtude disso, teria contraído hepatite viral. Alguns jovens ainda comentaram sobre um possível coma alcoólico.
Daiane Dornelles
Daiane era tratada como uma “webcelebridade”, superpopular no Twitter e no Instagram. Ela sempre esteve muito preocupada com sua aparência e, no início do ano, chegou a colocar próteses de silicone nos seios.

Ela também publicava mensagens de incentivo a seus seguidores, fotos de pessoas extremamente magras e dicas. A jovem confessou que comia apenas duas vezes por dia.
Na foto acima, podemos perceber até onde a obsessão de Daiane a levou. Ela tinha cerca de 1,65m e pesava cerca de 48kg, ou seja, tinha um IMC de 17,6 e estava abaixo da média considerada saudável.


Daiane Dornelles
INSTAGRAM E APOIO DO “FÃS”
Em seu Instagram, Daiane postava fotos de ídolos, como Demi Lovato e Megan Fox. Ambas já haviam sofrido com problemas relacionados a distúrbios alimentares.
Alguns seguidores chegaram a comentar sobre a aparência da garota, e sobre a sua semelhança com Demi Lovato, dizendo:  ”Demi versão magra e gostosa“.
Comentários
Os comentários não param por aí: muitos seguidores de Daiane apoiavam a garota a continuar, fazendo um verdadeiro “culto ao corpo”, como você pode ver ao lado.
Daiane também postava fotos com frases do tipo “A gente nunca sabe se vai durar uma noite ou uma vida toda“, “Eu sou uma má influência” e “Garota boa, com maus hábitos“.
 Além disso, em alguns de seus posts, a garota utilizava hashtags a favor da anorexia e, por diversas vezes, divulgou fotos em que estava consumindo bebidas alcoólicas.
Ao invés de alertá-la sobre seu estado físico e mental, alguns seguidores apoiavam Daiane e a elogiavam por sua perseverança.
ALERTA
Mesmo que você seja desencanada, é impossível não sentir uma certa pressão por estar bonita. Só que, no caso de algumas garotas, esse tipo de coisa vira neura e doença, como a anorexia. E o pior é que a última coisa que a anoréxica consegue é se tornar bela: “Ela nunca se sente realmente bonita, ela se sente poderosa e no domínio da própria fome e das emoções”, explica a médica especializada em endocrinologia e nutrologia Ellen Simone Paiva. Como você já sabe, a anorexia pode matar, como aconteceu com Daiane, quando não é tratada a tempo. Mas, mesmo que não chegue a esse extremo, a anoréxica sofre muito por parar de comer: perde o cabelo, fica flácida, fraca, pára de menstruar, deixa de curtir a vida, enfim, vai secando, literalmente, aos poucos.
SINTOMAS

É importante tomar cuidado! Se você, uma amiga, ou um membro da sua família tiver algum dos sintomas dessa doença, não hesite em procurar ajuda especializada!
  • Ter medo enorme de ganhar peso ou ficar gorda, mesmo quando estiver abaixo do peso normal
  • Recusar-se a manter o peso considerado normal ou aceitável para sua idade e altura (15% ou mais abaixo do peso normal)
  • Ter uma imagem corporal muito distorcida, ser muito focada no peso ou na forma corporal e se recusar a admitir a gravidade da perda de peso
  • Não ter menstruado por três ou mais ciclos (em mulheres)
  • Limitar gravemente a quantidade de comida que ingere e depois provocar vômitos.
Outros comportamentos incluem:
  • Cortar a comida em pequenos pedaços ou movê-los no prato em vez de comê-los
  • Exercitar-se o tempo todo, mesmo quando o tempo estiver ruim, quando estiver machucada ou ocupada
  • Ir ao banheiro imediatamente após as refeições
  • Recusar-se a comer perto de outras pessoas
  • Usar comprimidos para urinar (diuréticos), evacuar (enemas e laxantes) ou reduzir o apetite (comprimidos para perda de peso)
Outros sintomas de anorexia podem incluir:
  • Pele manchada ou amarelada, seca e coberta por pelos finos
  • Pensamento confuso ou lento, junto com memória ou julgamento deficientes
  • Depressão
  • Boca seca
  • Extrema sensibilidade ao frio (vestir várias camadas de roupas para ficar aquecido)
  • Perda de resistência óssea
  • Desgaste dos músculos e perda de gordura corporal
É triste vermos que as pessoas apoiavam – e se inspiravam – em Daiane. Ela estava doente e precisava de ajuda médica e psicológica, porém, infelizmente, muitas pessoas fizeram com que ela continuasse a fazer as “loucuras” que estava fazendo em busca de um corpo perfeito.


Vale a pena refletir: até que ponto devemos nos importar com os padrões de beleza que são impostos? Vale TUDO para conquistar o corpo perfeito? Conta pra gente pelos comentários!

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos