Análise: 


Lea Michele tem apenas 27 anos de idade, mas é uma veterana no mundo da música já tendo interpretado na Broadway e em vários outros locais de destaque mundial no meio dos musicais.
Sua voz foi construída para encher um teatro grandioso tentando a todo custo passar a emoção da cena para o público que nem sempre pode ver suas expressões de perto… Alguns “exageros” são necessários tanto na atuação quanto na vocalização das cenas para que até mesmo o expectador que esteja mais distante consigo entender o que se passa na peça e não perca a intenção da cena.
Sua respiração por diversas vezes é utilizada de uma forma mais “pesada”, emotiva e evidente tentando passar o sentimento ao público o que cai muito bem no teatro musical, porém no canto popular “comum” onde o auxílio do microfone dinâmico (microfone de mão, “sorvetão”) pode passar a sensação de exageros e vícios vocais.
Sua voz mista é de longe seu forte se estendendo até um A5 (Lá 5) nota essa extremamente aguda como Lea demonstra no fim de um Mashup em Glee de Halo e walking on sunshine. Sua nota mais grave demonstrada com beleza é firmeza é um F3 (Fá 3) e não apresenta grandiosidade como suas notas agudas por se tratar de um Soprano.
Sua marca registrada é com certeza seus Staccatos (que nada mais são do que interrupções rápidas nas notas como Leademonstra em “Gives You Hell”)… Mas ouvintes mais atentos podem sentir um pouco de “enjoados” caso esses staccatos sejam usados em grande quantidade por apresentarem uma carga dramática muito grande.
Lea é uma grande intérprete… Seu timbre é agradável, tem uma quantidade grande de metal em seus agudos, sua voz de peito é pouco volumosa e intensa e sua tessitura é bem treinada. Apesar de toda sua extensão vocal não ter sido demonstrada ainda tenho certeza que a mesma é vasta e grandiosa…

Classificação Vocal / Vocal Type: Soprano.

Possível Classificação Vocal (pelo Sistema Fach) / Vocal Type (Fach’s System)Soprano Lírico.


Alcance Vocal / Vocal Range: Eb3 – D6 (Mí Bemol 3 – Ré 6).

Oitavas / Octaves: 2 Oitavas, 6 Nota e 1 Semitom. / 2 Octaves, 6 Note and 1 Semi-Tone.

Tessitura Vocal (Especulada): F3 – F5 (Fá 3 – Fá 5).

Oitavas / Octaves: 2 Oitavas. / 2 Octaves.

Performances que o  Coisas Que Amo  recomenda :