As extensões vocais das divas do POP: Parte 2

21:39

Aqui vai mais um post sobre as extensões vocais das famosas divas do POP.

Alicia Keys
Tipo: Contralto
Extensão Vocal: 3 oitavas.
Keys é bem conhecida por sua voz, e não é à toa: Alicia sempre que pode apresenta sua voz apenas com acompanhamento de piano. Sua voz, especialmente ao vivo, soa emotiva e forte. Pode alcançar notas altas e graves profundos, só não conta com a agilidade pra fazer essas mudanças como outras cantoras, como Mariah ou Aguilera.
Ver: Alicia Keys - No one (Live at AOL Sessions)

Aretha Franklin
Tipo: Mezzo-Soprano
Extensão Vocal: 3,2 oitavas.
A voz de Aretha tem grande volume e tem aquele soul americano que muitos adoram, sua voz é poderosa, mas um tanto superestimada (visto que a mesma tem o mesmo vocal range de Beyoncé). Conforme Aretha eleva seu tom, a voz tem a tendência a ficar cada vez mais nasal.
Ver: Aretha Franklin - A natural woman (Live on TV)

Björk
Tipo: Soprano
Extensão Vocal: 3 oitavas.
Björk canta desde pequena, a cantora é conhecida pelo seu jeito não convencional e por grandes instalações de arte, através de seus discos, vídeos ou performances ao vivo. A voz de Björk não é versátil, devido ao timbre, mas tem agilidade: ela brinca com sussurros, tons baixos e até as notas mais altas em uma só música ("Declare Independence", "Unravel" e "Desired Constellation" são grandes exemplos dessa habilidade). O único problema dos vocais de Björk se encontra ao vivo, quando ela atinge notas altas demais sem o usar o vibrato, que ficam parecendo mais como gritos.
Ver: Björk - All is full of love (Live in New York)

Celine Dion
Tipo: Mezzo-Soprano
Extensão Vocal: 3,1 oitavas.
A voz de Celine é expressiva, clara e realmente forte. Pode atingir notas altas facilmente, tem boa técnica e bom uso do vibrato, sem deixar com que o uso dele se torne enjoativo. O problema maior de Celine é seu timbre único, que não permite que ela navegue por outros estilos de música, se não esse POP dramático/romântico que ela explora há anos. Outro destaque da voz de Celine são suas notas extensas, que ela apresenta incansavelmente em seus shows pelo mundo, notas essas que podem durar segundos e mais segundos.
Ver: Celine Dion - I drove all night (Live in Vegas)

Cyndi Lauper
Tipo: Soprano
Extensão Vocal: 3,4 oitavas.
Lauper gozava de grande prestígio em relação aos seus vocais nos anos 80. A voz de Lauper não mudou nada nesses últimos anos, como pode ser visto em seus discos mais recentes. O mais legal sobre os vocais de Lauper é que eles podem soar como os de uma criança e logo em seguida, podem ser tão dramáticos como os de uma cantora de ópera.
Ver: Cyndi Lauper - I drove all night (Live in Yokohama)

Kate Bush
Tipo: Soprano
Extensão Vocal: 4 oitavas.
Famosa nos anos 70, Kate Bush tem um timbre ligeiramente agudo, e definitivamente não é uma cantora pra todos os gostos. Dona de 4 oitavas tinha uma técnica vocal perfeita, infelizmente Bush exibiu sua voz em uma só turnê "The Tour of Life", que foi cancelada devido ao medo de avião que ela tinha.
Ver: Kate Bush - Symphony in blue (Live on TV)

Shakira
Tipo: Contralto
Extensão Vocal: 3,1 oitavas.
A colombiana faz parte do time de cantoras como Amy Winehouse, seu timbre é único e incomparável: é vantajoso pra que ela se diferencie de outras cantoras, mas por outro lado pode ser ruim, por não permitir que a cantora trabalhe com sonoridades diversas de maneira tão natural quanto outras. Shakira tem boa voz, é capaz de usar melisma, cantar e dançar ao mesmo tempo.
Ver: Shakira - Underneath your clothes (Live at RIR)

Pink
Tipo: Contralto
Extensão Vocal: 3 oitavas.
Pink possui vocais agressivos e fortes, ao longo de todo seu trabalho, ela coleciona notas baixas belíssimas. Em suas turnês, Pink sempre surpreende por sua técnica, chegando a performar de cabeça pra baixo e cantando mesmo assim, como em Sober da Funhouse Tour.
Ver: Bohemian Rhapsody (Live in Australia)

Nicki Minaj
Tipo: Soprano
Extensão Vocal: 2,2 oitavas.
Nicki é originalmente uma rapper, mas tem mostrado que pode sim cantar se quiser. É claro que ela não tem grande extensão e nem uma técnica de Christina Aguilera, mas ela pode navegar por melodias simples. O maior problema de sua voz é que quanto mais alta, mais elevada, mais anasalada ela fica.
Ver: Nicki Minaj - Super Bass (Live at VSFS)

Vanessa Hudgens
Tipo: Mezzo-Soprano
Extensão Vocal: 2,4 oitavas.
Vanessa Hudgens abusa dos seus vocais, de uma maneira não saudável, a cantora de High School Musical tem uma extensão pequena e se inspira em Alicia Keys para compor seu trabalho, a pena é que Vanessa não consegue (mesmo que tente incansavelmente) executar as notas altas de Alicia, dito isso, é importante especificar que Vanessa, ao contrário da musa que a inspira, não pára por um segundo no palco enquanto performa.
Ver: Vanessa Hudgens - Let Go

Selena Gomez
Tipo: Soprano
Extensão Vocal: 2 oitavas.
Selena Gomez é uma típica cantora de estúdio, na maioria de suas performances ao vivo, ela desliza sempre que tenta executar notas altas ou extensas, no entanto, sua voz é comercial, teen e agradável.
Ver: Selena Gomez - A year without rain (Live on Ellen) 

Miley Cyrus
Tipo: Contralto
Extensão Vocal: 3 oitavas
A voz de Miley é única, qualquer pessoa pode identificar Miley cantando apenas em segundos. No decorrer de sua carreira, ela demonstrou um amadurecimento vocal, de Hannah Montana pra cá, ela tem se arriscado mais ao vivo, dançado e mesmo assim sustentado notas extensas. O maior problema que ela enfrenta é o mesmo de Minaj e Spears, quanto mais alta ou extensa a nota, a voz tende a ficar mais nasal.
Ver: Miley Cyrus - When I look at you (Live on American Idol)

Whitney Houston
Tipo: Mezzo-Soprano
Extensão Vocal: 3,3 oitavas.
Houston fez parte da geração de vozes poderosas dos anos 90, ao lado de Mariah Carey e Celine, ela impressionava a todos com sua voz de diva. Houston possuía uma técnica invejável até hoje a muitas cantoras, sabia como executar notas baixas, graves, agudos e notas longas (9 segundos em "I'll Always Love U").
Ver: Whitney Houston - I have nothing

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos