Carnotauro, O touro Carnívoro

20:14



Os seres pré-históricos viveram na terra por milhões de anos, sendo que a classe dominante por maior tempo foi a dos grandes répteis, terrestres e aquáticos.

No capitulo de hoje, vamos conhecer o terrível monstro carnívoro, Carnotauro





Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia 

Ordem: Saurischia 



1) Quem é?

Era um terópode de 3 metros altura, media em torno de 8 m de comprimento e pesava cerca de 1,5 tonelada. Tinha um focinho como o do buldogue e uma mordida não menos potente.Muitos eram grandes carnívoros - eles devem ter aterrorizado os dinossauros herbívoros dos continentes do sul durante o Cretáceo.

O  Carnotauro tinha uma estrutura corporal leve, pernas longas e delgadas, braços vestigiais minúsculos e uma cabeça curta, apoiada em um pescoço musculoso. Além disso, possuía um par de chifres espessos sobre os olhos, algo incomum para um dinossauro carnívoro.


2) De Onde Veio?

Em 1985, os paleontólogos argentinos José Bonaparte e Fernando Novas nomearam um grande dinossauro carnívoro com um crânio diferente de todos que já haviam sido descobertos. Viveu na atual Patagônia na Argentina, no final do período Cretáceo, de 72 a 70 milhões de anos atrás. 





3) Comportamento

Um predador altamente especializado e distinto, bem adaptado para correr (talvez um dos mais rápidos entre os grandes terópodes). Poderosos músculos da cauda eram conectados às coxas, conferindo potência e velocidade em cada passo. 

Uma curiosidade, porém, é que tal estrutura não lhe permitia mudanças bruscas de direção. Talvez o Carnotaurus caçasse atacando a cabeça de saurópodes jovens ou ornitópodes de porte médio ou se alimentasse daqueles que já encontrasse mortos. 

Carnotaurus deixou para trás impressões de pele fóssil detalhadas mostrando que tinha grandes escamas rombudas e pontiagudas distribuídas em fileiras ao longo de suas costas e laterais. A pele do corpo era também coberta por uma massa de escamas discoides, talvez todos os grandes terópodes também tivessem pele com escamas.



4) Braços Curtos e Cabeça Leve


Comparados com o corpo, de tamanho equivalente a três carros pequenos, os braços do Carnotaurus eram bem pequenos. Suas longas, musculosas pernas deviam deixá-lo mais ágil que muitos outros carnossauros. Assim, era capaz de alcançar uma presa na corrida e tomá-la de surpresa. Com suas garras recurvas, prendia e feria a vítima, enquanto as poderosas mandíbulas arrancavam uns bons nacos de carne.

Apesar de forte, o crânio deve ter sido leve o suficiente para permitir fácil movimentação. Descobriram-se espaços vazios nas laterais do crânio, de modo a reduzir seu peso. Os dentes do maxilar superior eram próprios para fazer em pedaços a carne que ficava presa nos dentes inferiores, já que os braços não conseguiam segurar nada. Para cumprir essa função, os dentes do bicho cresciam até 4 cm e se curvavam para dentro.


5) Características Peculiares


Encontrado em 1985 numa vasta área semidesértica da Patagônia, na Argentina, o Carnotaurus foi um achado espetacular. Os restos fósseis deram aos cientistas uma boa ideia de como era a pele desse dinossauro. Pelo corpo todo, da cabeça à cauda, havia fileiras de manchas e listras intercaladas. Uma sequencia de grandes rugosidades na pele começava logo depois das manchas na cabeça do animal, formando um curioso padrão em volta dos olhos e na parte superior do focinho.



Pesado como um automóvel, quase tão alto quanto um elefante, o Carnotauruscorria sobre duas pernas. Sua comprida coluna vertebral era como um varal sustentando o peso do bicho, As costelas compridas davam-lhe apoio e proteção adicional.

Quando corria devia ser bastante desengonçado, mas mantinha o equilíbrio graças à longa e musculosa cauda. Ela compensava os movimentos do tronco e da cabeça, mantida para frente e para o alto durante a perseguição à presa.

Carnossauro é o nome dado a vários grupos de dinossauros carnívoros. Isso inclui os grandes terópodes que andavam sobre duas pernas e tinham dedos em forma de garras pontiagudas. Usualmente, os carnossauros tinham corpos grandes, com cabeça e pescoço fortes. As pernas traseiras eram musculosas e firmes, enquanto as dianteiras eram menores.

Fonte de matéria: Enciclopédia dos Dinossauros e da Vida Pré-Histórica (editora Abril) e revista Dinossauros! Descubra os gigantes do mundo Pré-histórico, volume 11 (editora Globo).

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos