Gigantossauro, O Novo, Velho Rei Dos Dinos

17:45




Os seres pré-históricos viveram na terra por milhões de anos, sendo que a classe dominante por maior tempo foi a dos grandes répteis, terrestres e aquáticos.

No capitulo de hoje, vamos conhecer o terrível assassino terrestre, Gigantossaurus





Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia 

Ordem: Saurischia 




1) Quem é?

O giganotossauro (Giganotosaurus carolinii, do latim "lagarto gigante do sul") foi uma espécie de dinossauro carnívoro que viveu durante o período Cretáceo. Media até 18 metros de comprimento, 7 metros de altura e pesava entre 7 e 10 toneladas.

Por serem muito grandes, um grupo de quatro ou cinco giganotossauros poderia matar um argentinossauro. Tal comportamento é notável, pois corrobora uma teoria há muito formulada: os alossaurídeos caçavam saurópodes em grupo.


O giganotossauro foi nomeado por Ruben Carolini, um caçador de fósseis amador que o descobriu em 1995 próximo ao Rio Limay, na Patagônia, Argentina. A descoberta foi anunciada por Rodolfo Coria e Leonardo Salgado na revista Nature em 1995.

O esqueleto de uma das espécimes encontradas estava 70% completo e incluía o crânio, a pélvis, os ossos do pé e a maioria da espinha dorsal do animal. Um segundo espécime, um pouco maior, também foi encontrado. O maior Giganotosaurus descoberto mede 13,7 metros de comprimento e pesa 5,2 toneladas.





2) De Onde Veio?

O giganotossauro viveu na América do Sul, mais especificamente na Patagônia, região da Argentina. e foi um dos maiores dinossauros carnívoros que já existiram. 

O Giganotosaurus está classificado na família dos carcarodontossauros (Carcharodontosauridae), assim como o Mapusaurus e o Carcharodontosaurus. Com a descoberta do Mapusaurus, este carnívoro e seu parente foram postos na subfamília Giganotosaurinae, por Coria e Currie em 2006.




3) Comportamento


Acredita-se que caçava em bandos, em ataques coordenados. Grandão chegava a comer cerca de uma tonelada por dia. Podia caçar até mesmo grandes Saurópodes, que quase não tinha inimigos naturais. Com a prática de caça em bando, eles cercavam a vítima a encurralando e depois abocanhavam-as com suas enormes mandíbulas em partes vitais, para evitar escapamento.


4) Cultura Popular

O Giganotosaurus ficou conhecido por ser maior que o lendário Tyrannosaurus rex, mas, mesmo assim, não conseguiu ofuscar o brilho da estrela do T-Rex. Embora seus fósseis estejam num museu argentino, há réplicas deste dinossauro espalhadas pelo mundo, como a que está em Sydney.

O Giganotosaurus apareceu em um dos especiais da série Caminhando com dinossauros (Walking with dinosaurs), da BBC. Outra aparição do Giganotosaurus foi no jogo Dino Crisis 2, para Playstation e computador, representando o chefão final do jogo.

Todavia, talvez infelizmente, a Capcom (produtora do jogo) exagerou no tamanho do dinossauro, pondo-o com 20 metros de comprimento e 7 metros de altura, quando este media, aproximadamente, 15 metros de comprimento e 6,5 metros de altura.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

E Se Prety Little Liars Fosse Brasileira? (Versão Globo)

Já fizemos esse post aqui, porém no modo SBT (isso é, usando atores jovens do SBT) agora vamos fazer usando os da Globo.inc. Você já pensou...

Posts mais vistos