9 sites para você se lembrar de como a internet era um inferno antigamente

10:37

Muito antes de existir o HTML5, o CSS responsivo e muitas outras formas de aperfeiçoar o design das páginas da internet, o mundo sofreu com ataques de mau gosto e péssimas aplicações de layout. Nesse tempo, não havia forma de fazer com que os websites fossem atraentes. A figura do “webmaster” estava solta por aí... Pronta para encontrar uma nova página e enchê-la de GIFs animados e textos rotativos.


Mas, se você só começou a usar a internet depois do ano 2000, é bem possível que não entenda nada do que estamos falando. Por outro lado, se você já usava a internet antes disso, provavelmente está se revirando de um lado para o outro e se lembrando sem saudades dos designs mais malucos que já deve ter visto. Está preparado para conhecer — ou relembrar — isso tudo? A hora é agora...






1. Goetz Theatre Show Times

No estado do Wisconsin (Estados Unidos), existe um cinema que foi criado em 1931. Trata-se do Goetz Theatre. Apesar dos 83 anos de idade, o local possui equipamentos modernos de projeção digital e diversos outros benefícios para os consumidores que vão até lá. O único problema é que eles utilizam um site que parece ter sido criado junto com o estabelecimento.

Com tabelas coloridas e botões estranhos, a página oficial do Goetz Theatre mostra os horários em que os filmes vão ser exibidos. HORA DO DESAFIO PARA DESIGNERS! Acesse o site do cinema norte-americano e tente contar quantas fontes diferentes você consegue encontrar em toda a página.

2. I’m Jackie Chan

Um dos maiores atores de comédias de ação de todo o mundo. Um homem capaz de derrotar inimigos usando as artes marciais, uma escada de madeira e as melhores expressões de susto de Hollywood. Você já deve saber que estamos falando de Jackie Chan — até porque o nome dele está no subtítulo logo acima. Mas, apesar de tudo, o que ele não tem é um site muito bonito.

A página foi criada por fãs em 1998 e mostra o quanto a internet poderia ser medonha. Fundo vermelho e letras brancas pareciam uma ótima ideia para blogs no início dos anos 2000 e a combinação era bem inovadora no final da década anterior. Mesmo assim, é difícil imaginar que alguém consiga ler essas páginas inteiras sem ficar com algum princípio de dor de cabeça.

3. MIT Center for Advanced Visual Studies

O MIT é o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Trata-se de uma das instituições de ensino mais respeitadas e reconhecidas do planeta. Praticamente qualquer pessoa que consegue algum diploma do MIT se torna referência no assunto que estiver discutindo. Ou seja, se um designer do MIT falar para você que os sites listados neste artigo são bonitos, é natural que você concorde.


Mas é preciso mandar um recado para o MIT, pois eles também têm um dos sites mais pavorosos da história da humanidade. E o pior de tudo é que se trata de um site especialmente produzido para o Centro de Estudos Visuais Avançados. Ainda não descobrimos se o próprio site é uma piada, mas ele é engraçado, de qualquer forma.

4. Sosbee Vs. FBI

Além de aparecer na nossa lista de sites mais feios da internet, o Sosbee Vs. FBI poderia estar no ranking das páginas mais conspiratórias de todos os tempos. Ela foi criada por um ex-combatente e ex-agente da Polícia Federal dos Estados Unidos, que decidiu contar para todo o mundo o que existe de errado no departamento que ele costumava defender.

Segundo a própria página, ela foi criada para “denunciar a Segurança Nacional pela corrupção e pelos agentes criminosos do FBI e da CIA”. Além disso, é revelado que existem falhas de liderança nas instituições e vários outros “vazamentos”. É realmente interessante para quem quer conhecer os benefícios de um design responsivo — ou melhor, os malefícios da ausência dele.

5. The Afterlife

O que acontece depois que nós morremos? O site The Afterlife decidiu responder isso de um ponto de vista bastante cristão. O problema é que os responsáveis pela página fizeram isso de uma forma bem pouco bonita. Na lista de coisas estranhas que poderiam ser evitadas pelos criadores do Afterlife, estão GIFs animados em excesso e a desativação do scroll do mouse.


O que acontece depois que nós morremos? O site The Afterlife decidiu responder isso de um ponto de vista bastante cristão. O problema é que os responsáveis pela página fizeram isso de uma forma bem pouco bonita. Na lista de coisas estranhas que poderiam ser evitadas pelos criadores do Afterlife, estão GIFs animados em excesso e a desativação do scroll do mouse.

6. Ling’s Cars
Ling é uma chinesa que vive no Reino Unido e sabe como fazer dinheiro. Ela é uma vendedora de carros que promete conseguir os melhores resultados para os seus consumidores, justamente por ter os melhores preços do mercado britânico e também por “tratar clientes como adultos, e não como idiotas”. Mas o que ela ainda não conseguiu fazer com os milhões que ganhou foi contratar um bom designer.

O site do Ling’s Cars é uma grande pérola da internet. Ele possui muitos — muitos mesmo — GIFs animados produzidos com o rosto da própria empresária, além de músicas de fundo com reprodução automática. Se você descobrir onde fica o botão para desligar as canções, nos avise, mas temos a desconfiança de que isso é realmente impossível.

7. Designz 23

Um site que adiciona o nome “Design” não pode ser menos do que “Muito bom”. Mas o Designz 23não levou isso muito a sério e se tornou um dos sites mais estranhos já vistos. Eles trabalham fazendo layouts para outros sites e há relatos de que roubam muitas ideias de concorrentes. Além disso, as logos utilizadas nos sites deles raramente se encaixam nos propósitos corretos.

Se você é um empresário que quer realmente ver sua empresa subindo no mundo dos negócios e precisa de um auxílio na criação das páginas... Não os contrate. É mais fácil encontrar algum template disponível no Wordpress e realizar as modificações que desejar. Mas o melhor mesmo seria contratar um designer profissional — os resultados podem ser infinitamente superiores.

8. The World’s Worst Website Ever

Em português, o nome The World’s Worst Website Ever significa “O Pior Site da Internet do Mundo de Todos os Tempos”. Ele se esforça para ser ruim e consegue sem grandes dificuldades. Não sabemos dizer se ele é mesmo o pior, porque é intencional. Mesmo assim, é preciso ficar atento às lições que as páginas dele podem nos mostrar.


Fotografias em baixas resoluções, GIFs animados que não fazem sentido com o site, links para páginas que também não possuem qualquer relação, letras coloridas sobre fundos coloridos e logos extraídas do WordArt do Office. Se isso tudo em um site só não for suficiente para você colocá-lo na lista de piores, não sabemos mais dizer o que seria.

9. Laboratório informal e lúdico de estudos da língua alemã por Verinha!


Você consegue imaginar o que seja um “Laboratório informal e lúdico de estudos da língua alemã”? Pois, assim que você abrir o site criado pela brasileira Verinha, vai entender exatamente do que a nomenclatura se trata. Com diversos acessórios comuns da internet dos anos 90 — GIFs, links em caixas de seleção e caixas de texto destoando do site —, o Laboratório realmente merecia estar aqui.


A dona dos domínios, Verinha, utiliza o site para contar um pouco de sua vida, dar lições de alemão para brasileiros e ainda homenagear as pessoas queridas que estão a seu redor. A grande maioria dos textos possui versões em português, alemão e inglês. Vale dizer que a história dela é muito bonita — apesar de o site ser um grande museu dos anos 90.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos