Cenas incríveis e perturbadoras do mundo dos dinossauros

23:21



Uma das 14 imagens que aparecem como painéis (cerca de 1,22 metros de altura) no Salão de Paleontologia do Museu de Ciência Natural de Houston, esta ilustração descreve o encontro provavelmente raro, mas plausível entre o tubarão gigante Carcharodon megalodon [megalodonte] (diâmetro da mandíbula estimado em 3,35 metros) e um proboscídeo de tamanho médio, o platybelodon.

“The Paleoart of Julius Csotonyi” é uma coleção de obras de arte criadas por Julius Csotonyi. O livro, que só estará disponível para venda em 20 de maio, contém ilustrações premiadas desse artista cujo trabalho vive em museus e em trabalhos científicos.
Csotonyi, que é doutor em microbiologia, trabalha frequentemente com paleontólogos que precisam de sua ajuda para trazer seus achados fósseis de volta à vida. Às vezes, porém, ele desenha apenas o que vem à mente – o que pode ser algo belo, espetacular ou assustador.
Confira 10 ilustrações incríveis do “The Paleoart of Julius Csotonyi” com legendas feitas pelo autor: [Wired]


Uma cena do Cretáceo nigeriano descreve um jovem (e especulativamente portador de penas) abelisaurídeo chamado Kryptops perturbado enquanto bebe água pelo movimento causado por um suchomimo arrancando um jovem crocodilo imperador [espécie extinta de cocodrilomorfo neosuquio gigante] de seu habitat no rio


Esta imagem faz um esforço para restaurar alguns dos eventos que levaram à criação de um grande bloco de arenito altamente fossilífero (contendo utahráptors de uma gama de estádios ontogenéticos e [dinossauros do gênero] Hippodraco) do Cretáceo, no que é hoje Utah (EUA).


Uma das duas imagens de marketing criadas para a exposição da Gondwana Studios “Monstros do Permiano: A vida antes dos dinossauros”. Esta imagem mostra um dimetrodon solitário pronto para começar a tomar sol em uma manhã no início do Permiano.


Em uma praia em Laramidia durante o Cretáceo, no que hoje é Utah (EUA), um par de Lythronax argestes se move para investigar a carcaça encalhada de um grande tubarão [do gênero] Squalicorax, que já está sendo cutucado por um par de pássaros Enantiornithes.


Um dos onze murais criados para a exposição do Gondwana Studios. Esta imagem caracteriza a visão bizarra de um [inseto do gênero] Meganeuropsis transportando um Hylonomus [o mais antigo réptil encontrado até hoje], com um Eryops [anfíbio semiaquático] pulando atrás deles.


Esta peça – encomendada para ser vendida em pôsteres a fim de angariar fundos para a construção do mais novo museu paleontológico do Canadá, o Phillip J. Currie Dinosaur Museum, retrata o plesiossauro de pescoço extremamente comprido Albertonectes, caçando peixes no Mar Bearpaw.


Criada para a exposição do Gondwana Studios, esta imagem caracteriza um grupo de sinapsídeos [do gênero] Dicynodon cautelosamente encarando um dinossauro Archosaurus conforme ele fisga um Saurichthys, enquanto um Chroniosuchus sai de fininho pelo córrego.


Uma ilustração do primeiro espécime publicado do Mei long, dinossauro Troodontidae, um nome que em chinês significa “dragão adormecido”. Nesta reconstrução, quis ilustrar o conceito de coloração críptica, referindo-se aos padrões de cores de um animal correspondentes às do seu entorno, que é utilizado por animais modernos para se esconder de predadores ou presas.


Esta cena mostra o dinossauro recém-descrito Acrotholus audeti saindo do meio de folhas Gunnera gigantes e encontrando uma tartaruga Neurankylus apoiada em uma pegada deixada por um hadrossauro que havia passado por ali mais cedo.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos