Qual a diferença entre nerd e geek?

22:22

Na prática, nenhuma, porém teoricamente sim. Vamos lá...




Etimologicamente, os termos são distintos: “geek” surgiu no século 19, proveniente de “geck”, uma palavra de origem alemã que significa “bobo”, enquanto “nerd” apareceu nos EUA na década de 1960 e pode ser originária da gíria em inglês “nert”, que significa “louco”.

Nos dicionários de língua inglesa, porém, nerd e geek significam a mesma coisa: pessoas tímidas e inteligentes que se interessam por computadores e pesquisam sobre assuntos de que gostam.
Estereótipos à parte, os adeptos dos dois títulos divergem sobre o que define cada tribo. Em 2013, o engenheiro de software Burr Settles estudou 2,6 milhões de tuítes para verificar quais palavras são mais associadas aos dois termos (confira na ilustra acima). O resultado: “nerd” é mais relacionado a estudos, enquanto “geek” aparece mais ligado à cultura pop. Ainda que a pesquisa não sirva para classificar um nerd ou um geek, ela mostra como é, em geral, a visão popular sobre os dois.

Enquanto os geeks podem ser vagamente descritos como entusiastas, obcecados por coisas legais e modernas, os nerds, por outro lado, são mais intelectuais e se concentram em adquirir conhecimento profundo em um tema ou área específica.
Veja o gráfico abaixo, As palavras em laranja estão relacionadas a tweets com a palavra 'geek', enquanto as azuis estão relacionadas ao termo 'nerd'. No gráfico, as palavras mais próximas do zero significam que em algum momento elas colidem umas com as outras nas pesquisas do Twitter.

Podemos notar que palavras como quadrinhos, instagram, coleções e cosplay estão do lado geek do gráfico, enquanto termos como seminário, neurociência, física e biologia ficam do lado nerd.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos